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Procon de Canoas dá dicas para evitar golpes nos aluguéis de imóveis de veraneio

Procon já recebeu relatos de moradores que têm recebido ofertas de empréstimo e recomenda atenção dos consumidores
As orientações auxiliam o consumidor para realizar a melhor escolha e evitar contratempos

Com a proximidade do período das férias de verão, a procura por locação de imóveis para veraneio aumenta e com isso, os golpes do falso aluguel também. O Procon Canoas preparou dez orientações para que a população aproveite momentos de lazer, evitando contratempos.

1 – Sempre exigir um contrato. Tudo que é oferecido deverá constar neste documento, como a data de entrada e saída do imóvel, endereço, local para a retirada das chaves, valor exato do aluguel, forma de pagamento e até o número de pessoas que podem ficar no imóvel. Ainda deverá constar se tem piscina, quantidade de quartos, proximidade da praia. O recibo de pagamento também deve ser solicitado.

2 – Buscar indicações de pessoas conhecidas.

3- Verificar, em aplicativos de localização, o endereço do imóvel e a existência do mesmo.

4- Ficar atento aos valores que estão abaixo de mercado. A maioria dos golpes oferecem casas incríveis por preços muito acessíveis.

5 – Verificar se o pagamento está sendo feito para o proprietário do imóvel, pois é muito comum em golpes utilizarem “laranjas” .

6- Se for usar aplicativos para alugar, é preciso finalizar o pagamento por intermédio da plataforma.

7 – Ficar alerta para pedidos de pagamentos antecipados. O ideal é evitar o pagamento realizado com antecedência. Caso, o proprietário do imóvel exija um valor para a entrada no imóvel, é preciso estar ciente de que não está caindo em um golpe, considerando as dicas anteriores. 

8 – É importante conhecer o local antes de alugar, marcando uma visita para, inclusive, realizar uma vistoria. É recomendado testar todos os aparelhos eletrônicos, as saídas de água, os chuveiros elétricos, o fogão, a geladeira etc. Se algo não estiver funcionando, comunicar imediatamente ao proprietário, evitando, desta forma, o pagamento de eventuais danos que não tenha causado. Quando acabar a temporada, recomenda-se solicitar a presença do proprietário ou representante para fazer uma nova vistoria antes de entregar as chaves e solicitar um documento assinado com o registro da saída.

9 – Guardar todos os registros possíveis referente a locação (fotos, conversas).

10 – Manter-se atento! Caso o consumidor desconfiar de alguma situação, o melhor é tentar resolver amigavelmente com o fornecedor. Na falta de consenso ou dúvidas, deve procurar o órgão de defesa do consumidor através dos telefones (51)3236.2051 e (51) 3236.2052.

Procon Canoas
O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Canoas é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil. Está localizado na Rua General Salustiano, nº 142, Bairro Marechal Rondon. Os atendimentos presenciais são realizados de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.

Para realizar uma denúncia de fiscalização, entre em contato através do WhatsApp: (51) 9149-0991.

Escritório de Comunicação - PMC