Para controlar as cerca de 60 crianças presentes no Centro Olímpico Municipal (COM), no bairro Igara, os professores da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) da Prefeitura de Canoas precisaram da ajuda de apitos. Isso porque a euforia era grande entre os participantes da Colônia de Férias de Inverno. A turminha entre 5 e 12 anos esbanjou energia e disposição durante a tarde desta quarta-feira (18).
Logo no início do encontro, a brincadeira do “arranca rabo” serviu para aquecer os pequenos e prepará-los para as atividades de ginástica do dia. Vinicius Moraes, ou Vini, como gosta de ser chamado, tem 6 anos e é estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leonel de Moura Brizola. Nas férias escolares, veio se divertir com os amigos “para não ficar sem ter o que fazer”, explica. Sobre o seu desempenho na brincadeira, Vini faz uma avaliação positiva. “Eu escondi o meu rabo de jornal dentro da camiseta, aí ninguém conseguiu arrancar. No fim fiquei com dois, o meu e mais um que consegui pegar do meu colega”, comemorou o garotinho.
Após o aquecimento, dois grandes colchões foram posicionados no ginásio para as atividades de ginástica. Foram saltos e cambalhotas para todos os lados, com muita risada e descontração! Os menores eram ajudados pelos professores, enquanto os maiores orgulhavam-se das grandes acrobacias. O coordenador do Centro Olímpico Municipal, Paulo Lopes, explica que o número de crianças já ultrapassou o número inicial de vagas, mas que ninguém vai ficar de fora da colônia. “Estamos recebendo mais inscrições a cada dia, à medida em que os pais ficam sabendo das atividades. Além disso, essa semana iniciam as férias da rede estadual. Tínhamos 50 vagas, estimamos chegar a 80. Mas, recrutando mais professores, dá para atender todo mundo”, relata Paulo.
Pais acompanham atividades
Com pipoca, suco e chimarrão, um grupo de mães acompanhou as brincadeiras da arquibancada do COM. A Aline Haetinger, moradora do bairro Igara, aproveitou a proximidade de sua casa para ver de perto o desempenho do filho Davi, de 8 anos.
Enquanto aguardavam os filhos, elas colocaram a conversa em dia. “De férias, em casa e com chuva, o tédio não pode ser maior. Hoje abriu o sol, mas nos outros dias é complicado manter as crianças calmas em casa com o tempo úmido e frio. Assim conseguimos ocupar o dia deles com atividades saudáveis”, comemora Aline.
Acantonamento encerra a edição de inverno
A Colônia de Férias de Inverno vai até o dia 27 de julho com atividades esportivas, recreativas e culturais. Além do COM, os encontros também acontecem no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Mathias Velho, em dois turnos, de manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. No total, 52 crianças estão participando das atividades no CEL, mas também há expectativa de aumentar este número. No Centro Olímpico, a turma é só na parte da tarde.
Esta edição ainda terá um acantonamento, que começa às 14h do dia 26 e termina às 9h do dia 27 de julho. As crianças são convidadas a dormir no COM e participar de atividades noturnas especiais.