Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/WhatsApp-Image-2023-01-09-at-17.06.31.jpeg

Defesa Civil alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar incêndios

Devido às altas temperaturas do mês de janeiro e à estiagem, várias ocorrências de incêndios vêm sendo motivo de alerta
Download Imagem Original

Foto: Defesa Civil/Divulgação

Desde o início do ano, devido às altas temperaturas do mês de janeiro e à estiagem, várias ocorrências de incêndios vêm sendo motivo de alerta. O 8° Batalhão de Bombeiros Militar (8° BBM) registrou, nos dez primeiros dias de 2023, em Canoas, 16 ocorrências, mesmo número de incêndios registrados durante todo o mês de dezembro.

Desde a última segunda-feira (10, um incêndio atinge a área da Ozanan, localizada atrás da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). Neste período, já foram deslocadas três equipes do Corpo de Bombeiros e, aproximadamente, mais de 150 mil litros de água foram utilizados. As chamas consomem uma área de 4.700 metros quadrados. 

“É preocupante os casos de incêndios que têm ocorrido na cidade, principalmente devido ao calor e à estiagem, assim como o descarte irregular de lixo e as queimadas, que tem sido nosso grande problema. Estamos atentos para essas situações, mas é importante que a população se conscientize do perigo que essas queimadas trazem”, afirma Igor Sousa, secretário adjunto da Defesa Civil. Ele ainda atenta a população para as consequências da queima de lixo. “Os incêndios podem causar, não só danos ao patrimônio, mas também a morte de animais e de pessoas, além de poluição”, explica.  

Devido a esse número preocupante, a Defesa Civil traz orientações para a população, para que sejam evitadas ocorrências de incêndio.

— Não realizar queimadas para queimar lixo, além de poluir a atmosfera, é crime.

— Se for preciso fazer fogo, como por exemplo para churrasco, tomar cuidado para não ser feito em locais com vegetação seca ou rasteira. É preciso garantir que, ao final, a lenha ou carvão estejam apagados e resfriados. 

—  Não jogar ou acumular lixo em áreas verdes. Vidros podem refletir luz solar e iniciar incêndios, assim como bitucas de cigarros.

— Em residência que ficam próximas de grandes vegetações, manter o entorno da casa limpa. 

Em caso de focos de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente, pelo número 193. A Defesa Civil de Canoas atende pelo telefone (51) 99322-5764 ou 153.

Escritório de Comunicação - PMC