Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/03/Reduzidas_10_03_DR_NEDY_LA_SALLE_PALESTRA_MULHERES_Guilherme_Pereira-15.jpg

Seminário debate sobre as redes de enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Canoas

O evento teve como objetivo capacitar os participantes sobre os fluxos, atendimento e escuta qualificada
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Como uma das ações do Canoas pra Elas, a Prefeitura de Canoas realizou o Seminário Tecendo Redes no enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento teve como objetivo capacitar os participantes sobre os fluxos, atendimento e escuta qualificada. Ao todo, cerca de 100 profissionais da rede de atendimento à mulher, acadêmicos e público em geral participaram do evento, que ocorreu na UniLaSalle.

“Vivemos em um país altamente violento para as mulheres, os números são alarmantes, o que é um quadro extremamente triste. Por isso, este seminário é tão importante, porque é na pluralidade de movimentos e ideias que podemos buscar alternativas e dar um basta a todas as formas de violência contra as mulheres”, destacou o prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques.

Segundo a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Vani Piovesan, foi um momento importante para atender as mulheres que mais precisam. “A violência contra a mulher tem consequências físicas e emocionais sendo considerado um problema de saúde pública. Para que a mulher consiga romper o ciclo de violência ela precisa encontrar profissionais humanizados e capacitados no atendimento à mulher vítima de violência”.

Uma das atividades foi a palestra “Desafios e caminhos no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher em Canoas”, ministrada pelas professoras da PUCRS, Patrícia Grossi e da UniLaSalle, Vanessa Prestes, com mediação de Cíntia Nascimento, do Centro de Referência da Mulher (CRM). Também foi realizada uma ação de escuta e acolhimento à mulher em situação de violência, com a psicóloga Júlia Zamora e mediação da Educadora Social, Rosangela Zonza.

Canoas pra Elas

A ação consiste em uma semana de eventos e ações voltadas para as mulheres, com diversos momentos de potencialização e empoderamento feminino, demonstrando que elas podem ser livres, com autonomia e dignidade. O Canoas pra Elas foi organizada pela Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, que integra a nova Secretaria Especial de Políticas Transversais.

Texto: Gabriel Amaral – PMC
Revisão: Valéria Deluca – PMC