//
Secretariado teve reunião estratégica nesta segunda-feira
Download Imagem Original
Foto: Alisson Moura
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, realizou na manhã desta segunda-feira (3), no Paço Municipal, a primeira reunião do secretariado, para alinhar as metas de governo e as diretrizes de trabalho. Os secretários, o líder e vice-líder de governo participaram do encontro estratégico. As reuniões de secretariado serão realizadas, regularmente, para o planejamento e a execução de metas.
“Precisamos de iniciativas e ações para reduzir custos, sempre procurando manter a qualidade dos serviços ou ampliações dos existentes. E para esse desafio coletivo é necessário: foco, disciplina e método”, destacou o prefeito.
Um dos principais programas para nortear as ações de trabalho, segundo o prefeito, é o projeto Prefeitura na Rua (PNR). Retomado no bairro Rio Branco, no último sábado (1º), a edição de número 38 foi considerada satisfatória. Está confirmada também a realização do Prefeitura na Rua no próximo sábado (8), na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói.
A importância de todos os mecanismos de participação popular também entrou em pauta. Além do PNR, a comunidade de Canoas terá a oportunidade de contribuir com a participação no Prefeitura Aberta (PA), em que o Gabinete do Prefeito é aberto à população; no Prefeitura na Estação (PE), para atender na madrugada os trabalhadores nas Estações da Trensurb; no Prefeitura Presente (PP), em que o Chefe do Executivo e secretários irão, semanalmente, em algum bairro da cidade.
Um novo programa será lançado, o Prefeitura Itinerante (PI), que, de segunda a sexta-feira, estará nos quatro quadrantes e na região central do município, ouvindo a comunidade e buscando sugestões. Com o objetivo de estar mais próximo dos munícipes, aos domingos, a iniciativa marcará presença nos parques.
Além das ferramentas de demandas individuais, a Prefeitura de Canoas também terá atenção para demandas coletivas, como o Orçamento Participativo (OP) e a Participação Popular (PP). Ainda está prevista a realização da segunda edição do Conselho da Cidade.
Reforma administrativa
A estrutura do projeto da reforma administrativa que será apreciada na Câmara de Vereadores também foi apresentada. As mudanças pontuais em determinadas secretarias foram detalhadas por Jairo Jorge. Destaque para a criação do Escritório de Participação e Mobilização Social e também do Escritório de Resiliência Climática. A volta da Canoastec também faz parte da proposta do Executivo.