Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/04/WhatsApp-Image-2023-04-17-at-10.50.30.jpeg

Força-tarefa intensifica ações de limpeza de boca de lobos nas ruas de Canoas nesta segunda-feira

A Secretaria Municipal de Obras está auxiliando as equipes que estão nas ruas com caminhão de hidrojateamento e disponibilizando equipes

Equipes das subprefeituras dos quatro quadrantes e da região central, juntamente com a Secretaria Municipal de Obras, realizam, nesta segunda-feira (17), uma força-tarefa nas ruas da cidade. O trabalho preventivo está voltado à abertura das bocas de lobo e utilização de hidrojateamento, a fim de auxiliar no escoamento da água em caso de chuva. Durante a forte precipitação registrada no domingo (16), as casas de bombas estavam em pleno funcionamento, ajudando na drenagem da água.

Segundo a Defesa Civil, foram 42 mm de volume de água, que caíram em pouco tempo neste domingo. O acumulado equivale ao esperado para todo o mês de abril. Isso causou acúmulo de água em diversos pontos da cidade. As ações de limpeza e desentupimento das bocas de lobo seguem hoje nas ruas do quadrante nordeste: Triângulo da Vitória, Wilson Brum da Silva, Aldo Orav, Vilson Brum da Silva. No quadrante noroeste, as equipes estão na rua Soledade e em pontos da Florianópolis. No quadrante sudeste, o trabalho ocorre nas ruas Farroupilha, Tobias Barreto e Augusto Severo. Já o quadrante sudoeste segue identificando os pontos, enquanto que no Centro, a situação está regularizada, sem pontos de acúmulo de água.

A Secretaria Municipal de Obras está auxiliando as equipes que estão nas ruas com caminhão de hidrojateamento e disponibilizando equipes. O secretário de Obras, Dáriu Etchichury, ressalta que os pontos de acúmulo de chuva aconteceram em vias com desnível e em ruas com bocas de lobo entupidas, devido ao lixo descartado de forma irregular. “É preciso entender que o descarte irregular de lixo, prejudica a cidade, causa entupimento das bocas de lobo, que, em dias chuvosos, se tornam um transtorno para mobilidade, com pontos de acúmulo de água. As casas de bombas funcionaram como deveriam, evitando maiores danos”.

A limpeza preventiva de bocas de lobo seguirá durante a semana nos locais onde houver acúmulo de água durante a chuva de ontem.

Serviço

Não foram registradas ocorrências de árvores caídas em decorrência da chuva. Em caso de emergências, os canoenses podem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 153, ou com a subprefeitura da sua região.

Subprefeitura Centro: (51) 3428-3327
Subprefeitura Nordeste: (51) 3236-3502
Subprefeitura Noroeste: (51) 3466-1660 e (51) 3477-4142
Subprefeitura Sudeste: (51) 3475-2525
Subprefeitura Sudoeste: (51) 3472-0454 e (51) 3472-0436

Texto: Paula Barreto – PMC
Edição: Carina Jung – PMC