Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/20-10-multivacinacao-prata-alisson-moura-17.jpg

Covid 19: vacinação em dia e cuidados preventivos seguem necessários para se proteger contra a doença

Mesmo com fim da emergência de saúde pública, população deve manter vacinação em dia para evitar casos mais graves de Covid
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura - PMC

A alteração de status da pandemia, divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no início de maio, como fim da emergência de saúde pública de interesse internacional, não significa que a Covid-19 tenha deixado de ser uma ameaça à saúde. Seguir com o esquema vacinal e manter os cuidados sanitários continuam necessários.

Em Canoas, a cobertura vacinal da população adulta e adolescente com a segunda dose é avaliada como positiva, com 98,2% dos adultos já vacinados e aptos a receber a dose bivalente. Entre os adolescentes, o índice de imunização é de 72,7%. Já entre as crianças, a procura é considerada baixa até o momento: na faixa de 5 a 11 anos (51,6%), de três a quatro anos (10,9%) e de seis meses a dois anos (11,56%).

A enfermeira do setor de Imunologia da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Shirlei Centeno Correia, destaca a importância de colocar em dia o esquema vacinal para completar a imunização contra a Covid. A SMS disponibiliza a aplicação das doses em 11 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h (para maiores de 12 anos). Aos sábados, a vacinação contra Covid acontece na Unidade Santa Isabel, com todas as vacinas disponíveis, e no evento Prefeitura na Rua.

Onde se vacinar

Unidades que aplicam doses da bivalente
Horário: 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45).
CAIC – Avenida Dezessete de Abril, 241 – Guajuviras
Harmonia – Rua Machado de Assis, 201
Niterói – Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói
Fátima – Rua João Nicolau, 218 – Fátima
Estância Velha – Rua São Mateus, s/nº – Estância Velha
União – Rua São Borja, 595 – Mathias Velho
Pedro Luís da Silveira – Rua Barão de Mauá, 1724 – Rio Branco

Unidades que aplicam doses da monovalente
Horário: 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45).
Concoban – Rua Fernando Ferrari, 2674 – Niterói
Rio Branco – Rua Edgar Fritz Müller, 83 – Rio Branco
Praça América – Avenida Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho
Guajuviras – Av. Principal, 1991 – Guajuviras

Bivalente e monovalente
Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb
Horário: 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45)