Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-17-at-10.56.58.jpeg

Descarte irregular de resíduos aumenta riscos de alagamentos na cidade

As ações preventivas da Secretaria Municipal de Obras, realizadas de forma contínua durante o ano, evitaram maiores transtornos diante das fortes chuvas registradas na semana passada em Canoas. No bairro Rio Branco, a limpeza de 100 metros da vala de macrodrenagem na rua Primavera retirou o equivalente a nove caminhões de lixo. O bueiro estava fechado por conta do descarte irregular, trazendo risco de alagamento para os moradores da região.

A conscientização para o descarte correto nos ecopontos da cidade, para que não ocorra elevação das águas e problemas no sistema, é fundamental para reduzir os problemas relacionados a alagamentos. Com frequência, as equipes das casas de bombas se deparam com objetos inusitados durante as ações de limpeza dos locais e das valas de macrodrenagem. Além de resíduos domésticos, são encontrados partes de carros, eletrodomésticos, móveis e animais mortos, entre outros detritos.

O secretário de Obras, Guilherme Molin, reforça a importância do trabalho de prevenção que é feito, além de alertar os perigos do descarte irregular dos resíduos. “A limpeza das valas e das casas de bombas impede que, quando venham temporais, a cidade fique debaixo d’água. É fundamental que as pessoas que possuam o costume de jogar lixo em pontos que não são indicados parem com isso, para o bem deles e da população em geral, pelo risco de alagar, inclusive, as suas casas”, afirmou.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]