Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/26_07_2023_OFICINA_CTA_Guilherme_Pereira-16.jpg

Canoas participa de projeto do Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein

Equipes das unidades básicas de saúde e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Canoas participam, nesta quarta (26) e quinta-feira (27), de oficinas com médicos, analistas de dados e monitoras de pesquisa do Ministério da Saúde e do Hospital Israelita Albert Einstein. As atividades fazem parte de um projeto nacional que visa auxiliar no desenvolvimento de novos serviços direcionados à prevenção e cuidados de infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com o médico epidemiologista do Hospital Albert Einstein, César Augusto Inoue, o projeto é executado em centros que estão em fase de reestruturação ou interessados em ampliar a carteira de serviços. Outro propósito do projeto é incentivar que novos fluxos de trabalho sejam adotados e que novas tecnologias sejam incorporadas em atividades de intervenção biomédica.

“A lógica da nova carteira de serviços é a da prevenção combinada com os tratamentos e acompanhamentos. Historicamente, os CTAs trabalham na oferta de testagens para HIV, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e a proposta do Ministério da Saúde, em parceira com o Hospital Israelita Albert Einstein, é preparar os profissionais dos CTAs para atuarem além da realizacao do diagnóstico , com a incorporação de prescrição inicial para o tratamentos de alguns destes agravos e potencialização das ações de prevenção, como o uso de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), que é uma combinação de medicamentos disponibilizada para determinados grupos populacionais de forma a evitar a infecção pelo HIV, em adição aos insumos clássicos de prevenção como os preservativos externos e internos.”, explica Inoue.

 

Centro de Testagem e Aconselhamento

O projeto selecionou 14 CTAs no Brasil, e a indicação do serviço de Canoas foi feita pela Coordenadoria Estadual da Saúde, após a aplicação de um questionário que oportunizou um diagnóstico situacional do centro. O local atendeu os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, entre eles a presença de recursos humanos e da infraestrutura adequada.

Para a secretária adjunta da Saúde, Ana Macedo, a participação de Canoas nas oficinas é extremamente importante para qualificar os serviços ofertados nas UBSs e no CTA. “Integrar esses trabalhos e receber novas informações sobre práticas de prevenção e tratamentos de ISTs tornarão nossos atendimentos mais qualificados. As oficinas são estratégicas para construir ações mais modernas na rede de atenção à saúde, refletindo em mais qualidade de vida da nossa população”.

Serviços oferecidos

O CTA de Canoas realiza acompanhamentos de adultos, crianças ou gestantes com HIV ou expostas ao vírus, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, coleta de amostras sanguíneas para cargas virais de HIV e hepatites, testes rápidos de gravidez, administração de medicamentos, visitas domiciliares e profilaxias PrEP e Pep. O serviço está localizado na rua Brasil, 438, no Centro.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]