Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-28-at-13.06.51.jpeg

Cooperativa utiliza bicicletas para intensificar coleta seletiva no bairro Niterói

Iniciativa ajuda a aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos materiais reciclados

Com o objetivo de aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos resíduos recicláveis coletados, a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), em parceria com a cooperativa Coopersol, lançou o projeto “Reciclobike”, no bairro Niterói. A iniciativa consiste na coleta seletiva com o uso de bicicletas próprias para essa atividade. O modelo possibilita um atendimento personalizado e mais próximo dos moradores, que podem combinar qual o melhor horário para a coleta dos materiais.

“A iniciativa impacta positivamente o meio ambiente, reduzindo o envio de resíduos para aterros sanitários. Além disso, o projeto também contribui para as questões sociais. Com a melhora da qualidade dos materiais que chegam na cooperativa e a redução do tempo de triagem, os 24 cooperados que vivem da reciclagem têm sua renda aumentada”, destaca o diretor de Saneamento, Resíduos e Coleta Seletiva da SMMA, André Luiz Arnhold.

De acordo com a gestora de roteiro da Coopersol, Bruna Oliveira, o projeto está tendo uma ótima aceitação e uma grande adesão por parte dos munícipes atendidos. “Vemos que o pessoal gosta de ter essa maior proximidade entre a população e os coletores. E para nós, é uma ótima forma de intensificarmos a coleta seletiva, que traz grandes benefícios para o meio ambiente e todas as famílias que vivem desse trabalho”, ressalta.

Para José Fernando Corrêa, proprietário de uma empresa do bairro, a aproximação com os coletores é benéfica para ambos. “É uma parceria muito boa, porque a gente cria uma relação melhor com eles e acaba aprendendo muito sobre essa questão da reciclagem. Além de que é ótimo para a logística, se estiver chovendo ou ficarem um dia sem vir, a gente deixa separado para um outro dia”, relata.

Escritório de Comunicação - Ecom