//
Nova lei de licitações é debatida em Seminário de Governança e Inovação com secretariado de Canoas
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães
A nova Lei de Licitações e Contratos (Lei 14133/2021) esteve em pauta no primeiro evento do Seminário de Governança e Inovação. Promovida pelo Escritório de Gestão, por meio da Escola de Governo de Canoas, a qualificação ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), no campus da da Ulbra, durante a tradicional reunião de secretariado.
“O seminário busca trazer especialistas que possam nos provocar e trazer conhecimento e informação. Muitas vezes, nós que estamos na gestão mergulhamos no presente e temos muitas dificuldades para fazer essa imersão ou trazer esses temas que estão fora da nossa agenda, da pauta cotidiana. É importante porque são temas relevantes e estratégicos que têm incidência sobre o dia a dia”, afirma o prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
O professor da Unilasalle Miguel do Nascimento Costa, mestre e doutor em Direito, ministrou a atividade para contribuir com as jurisprudências do novo marco regulatório. O especialista destacou a importância de abordar a nova Lei de Licitações dentro dos encontros estratégicos do governo. “Não são todos os municípios, entidades, empresas e organizações que se preparam para estudar, analisar e planejar. E o planejamento tem tudo a ver com a nova Lei de Licitações. Se a gente fizer a gestão em nossa casa, a nossa casa vai dar lucro. Se a gente fizer gestão no município, a pessoa jurídica de direito público vai dar lucro e resultado para investir nas áreas essenciais”, afirmou Costa.
Qualificação da gestão pública
O Seminário de Governança e Inovação terá ainda outros mensais, sempre com um tema específico. As demais temáticas são: Compliance e Transparência (18/09), Liderança na Gestão Pública (16/10) e Parceria Público-Privada – PPP (20/11) e Inovação nos Serviços Públicos (data a confirmar).
“A fim de reinventar a gestão pública através de qualidade técnica, estamos reunindo nossos secretários, todo o nosso primeiro escalão, para tratar sobre a implementação da nova Lei de Licitações, que entra em vigor a partir do ano que vem. Com o objetivo de inovar, realizamos esses seminários de governança para trazer um pouco da iniciativa privada para o poder público”, disse a superintendente executiva do Escritório de Gestão, Daniele Ilha.
A diretora da Escola de Governo de Canoas (EGC), Geisa Zanella, comemora o momento especial que abre a série de qualificações preparadas dentro cronograma do Seminário de Governança e Inovação. “Estou feliz porque hoje damos início às atividades da Escola de Governo. Teremos capacitações mensais, com temas específicos e de extrema importância para os gestores da Prefeitura”, destacou.
Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC