Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/REDUZIDAS_22_08_2023-SEMINARIO-CEIA-EM-FOCO-ULBRA-Pamella_Mendes-17.jpg

Seminário “CEIA em Foco” debate importância da educação inclusiva

Evento abordou o trabalho desenvolvido nos Centros de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade de Canoas
Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes/PMC

A educação é um espaço que deve acolher a todos. Com esse foco, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu o seminário “CEIA em Foco”. O evento, realizado nessa terça-feira (22), data em que se celebra o Dia do Educador Especial, debateu a importância dos Centros de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIAs). Buscou também capacitar e homenagear os profissionais que atuam com a educação inclusiva em Canoas.

“Atuo há 50 anos com a pauta da educação inclusiva. Durante esse período, foram muitas dificuldades, mas também muitas realizações. Hoje, ver toda essa rede que construímos em volta da inclusão é muito significativo. Tenho certeza que estamos no caminho certo, sempre buscando cada vez mais capacitar e dar melhores condições aos profissionais da educação especial e aos nossos alunos”, enfatizou a secretária municipal de Educação, Beth Colombo.

Dentro da programação do evento, o psicanalista Alfredo Jerusalinski, doutor em Educação e Desenvolvimento Humano e mestre em Psicologia Clínica, realizou uma palestra com o tema “Qual é a verdadeira medida da deficiência”. Em sua fala, destacou o trabalho humanizado realizado pela rede de inclusão de Canoas, que é referência no Rio Grande do Sul.

CEIAs

Canoas conta com dois CEIAs, onde alunos com deficiência, superdotação, altas habilidades ou transtorno do espectro autista, que sejam da rede municipal ou de escolas conveniadas, recebem atendimento educacional especializado no turno inverso ao das aulas. Somados, os locais recebem mais de 500 alunos e realizam mais de dois mil atendimentos por mês.

Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC