Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Reduzidas_23_08_2023_PRIMEIROS_SOCORROS_EMEI_VO_BABALI_Guilherme_Pereira-2.jpg

Crianças das EMEIs participam de capacitação em primeiros socorros

Ação foi alusiva à Semana da Educação Infantil
Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira / PMC

Em mais uma edição do programa de capacitação em primeiros socorros nas escolas, foi a vez da criançada das 39 EMEIs participarem da iniciativa. A ação foi alusiva à Semana da Educação Infantil e contou com orientações e atividades realizadas de forma mais lúdica, para melhor entendimento do público. As formações são realizadas em parceria entre a Secretaria de Municipal de Educação (SME) e as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Quem gostou de participar da atividade foi a Cecilia Pedroso, de 5 anos, da EMEI Tia Maria Lúcia. “Eu achei muito legal, não sabia como ia ser, mas eu gostei de tudo”. A menina estava acompanhada da coordenadora pedagógica da escola, Edilamar de Oliveira, que reforçou a importância da iniciativa. “Eu acho fundamental envolvermos as crianças e darmos protagonismo a elas no processo de aprendizagem e cuidados no ambiente escolar”, ressaltou.

Projeto já é oferecido aos profissionais das escolas

As capacitações iniciaram em abril, contemplando todos os profissionais das EMEIs e dois representantes das EMEFs. Aproximadamente 400 servidores já participaram. A capacitação é ministrada pelo enfermeiro Angelo Tressoldi, do SAMU, que repassa aos participantes conhecimentos sobre como agir em casos de engasgo, paradas cardiorrespiratórias, traumas, convulsões, entre outras.

Além de prezar por maior segurança no ambiente escolar, o projeto atende ao disposto na Lei Federal 13722/2018. A Lei Lucas, como é conhecida, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado e de recreação infantil.

As capacitações abordam os seguintes temas:

– Cinemática do trauma
– Controle de temperatura
– Aspectos psicossociais
– Parada cardiorespiratória
– Reanimação cardiopulmonar
– Obstrução de vias aéreas por corpo estranho
– Hemorragias
– Traumatismo craniano
– Fraturas e imobilizações
– Queimaduras