Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/reduzidas_25_08_2023-CONGRESSO-DA-EDUCACAO-INFANTIL-PARKSHOPPING-PAMELLA_MENDES-17.jpg

X Congresso da Educação Infantil valoriza o trabalho pedagógico das EMEIs

Evento teve como tema “Criança e Natureza” e contou com diversas apresentações e atividades
Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes/PMC

Para refletir e capacitar professores e gestores que atuam com o ensino das crianças, Canoas realizou, na manhã desta sexta-feira (25), o X Congresso Estadual da Educação Infantil, no Salão de Eventos do ParkShopping. Com o tema “Criança e Natureza”, o evento contou com a palestra “O experimentar-se natureza na Educação Infantil”, da professora Léa Tiriba.

“Mais do que apenas um evento, é a valorização da própria educação infantil, da docência e dos profissionais. Esta é uma etapa que exige muito, pois envolve todo um trabalho diferenciado de acolhimento e cuidado. Nestes dez anos, conseguimos avançar muito no fortalecimento do entendimento da criança como sujeito potente e de direitos”, relata a secretária adjunta de Apoio Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME), Érida do Amaral.

A apresentação cultural ficou por conta do grupo “Trilhos Sonoros”, composto em sua maioria por estudantes da rede municipal de Canoas. Dentro da programação, também foram apresentados e expostos quatro trabalhos exitosos das escolas de educação infantil. As diretoras Clarice Duarte Barcellos e Rosângela Fiuza da Silva, das EMEIs Terezinha Tergolina e Vó Nelsa, as duas escolas que contam com pátios naturalizados, apresentaram suas perspectivas sobre a iniciativa.

Sobre o Congresso

Realizado no município desde 2014, o Congresso da Educação Infantil apresenta a cada ano uma temática diferente. São realizados eventos culturais, exposições de produções expressivas das crianças, apresentação dos trabalhos de docentes e oficinas pedagógicas. Promovido pela SME, o encontro também celebrou a parceria do município com a iniciativa Urban 95, que fomenta políticas públicas para a primeira infância.

Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC

Mais fotos: