Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/Reduzidas_26_08_2023_EXPOSICAO_ENCONTRO_DAS_AGUAS_Guilherme_Pereira-0880.jpg

Formação pedagógica proporciona momentos com a natureza para profissionais da Educação Infantil de Canoas

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira - PMC

Professores, diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil de Canoas participaram de uma formação na tarde deste sábado (26), com momentos de imersão com a natureza, no Parque dos Rosa. O encontro faz parte de um projeto iniciado no dia 21 de agosto e que seguirá até o dia 3 de dezembro, com diversas propostas diferentes, como o Congresso da Educação Infantil que ocorreu na sexta-feira (25).

O encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Conforme Juliane Gavião, responsável pela formação de professores na Educação Infantil da rede municipal, as ministrantes da formação fazem parte da equipe responsável pela Exposição Fabulários. “A formação acontece com pessoas que pensaram o pedagógico da exposição, pessoas que vieram para cá pesquisar Canoas e escutar as crianças nas escolas. Elas nos trazem diversas possibilidades pedagógicas, dentro do recorte do elemento água, que é o foco da exposição. Então o intuito principal é levar essas práticas inspiradoras para as escolas, e claro, já convidá-los para a gente trazer as crianças para exposição”.

A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Nilton Leal Maria, Débora Berlitz, comentou emocionada sobre o momento de aprendizado. “A palavra que descreveria essa experiência é incrível! Eu acho que quando a gente se aproxima, tem a oportunidade de fazer algo diferente. Tem sido muito legal, poder também botar a mão na massa e mexer o corpo! Eu acho que só vai agregar mais conhecimento pra gente”.

A formação e também a exposição, que será aberta no próximo final de semana, fazem parte de um trabalho multidisciplinar, organizado pela Prefeitura de Canoas, para desenvolver políticas públicas voltadas para as crianças, em consonância com a proposta da Urban 95 que, desde 2021, desenvolve e compartilha experiências para a primeira infância.

Conforme a curadora da exposição, Gabriela Romeu, o intuito da formação é trazer a essência da água para as experiências cotidianas e educacionais das crianças. “Como a exposição é um projeto que dialoga com a educação, receber as escolas de Canoas, aliado a esse momento de formação com os educadores é de extrema importância, pois faz parte de um processo muito maior. Hoje estamos fazendo muito mais do que falar da exposição, a gente está trazendo esse tema das águas para essa sensibilização desse elemento, que é importante estar perto das crianças”, comentou.

A exposição
Uma exposição interativa que tem o objetivo de promover o resgate da memória afetiva pelos rios e colocar em evidência uma outra relação da cidade com sua geografia. Essa é a proposta de “Fabulários – as águas, suas gentes, memórias, plantas, bichos e outros seres”, mostra que será inaugurada no dia 2 de setembro e estará aberta à visitação até o dia 3 de dezembro no Parque dos Rosa, localizado na Avenida Victor Barreto, 2186, no Centro.

A entrada é franca, mas as escolas devem realizar agendamento prévio, através de e-mail que será divulgado nesta semana, para garantir o cuidado e atenção com as crianças durante a visita a exposição.

O projeto “Fabulários” é incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei 8.313/91, tem o patrocínio da Ambiental Metrosul e Instituto AEGEA, apoio Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, Secretaria de Educação de Canoas e Secretaria de Cultura de Canoas, com realização do Governo Federal – União e Reconstrução.

Texto: Marina Staudt – PMC
Edição: Larissa Schreiber – PMC