Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/08/RED-30-08-2023-ATIVIDADE-DE-ALFEBETIZACAO-EMEI-CICA-THIAGO-GUIMARAES-15.jpg

Professora da EMEI Cica cria atividade de alfabetização com tampinhas de garrafas e caixas de ovos

Projeto ajuda as crianças a perceber as ligações entre a letra escrita e a falada
Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes/PMC

Com algumas tampinhas de garrafas e caixas de ovos, a professora Jaqueline de Freitas, da EMEI Alcy Paulo de Oliveira (Cica) criou uma atividade de alfabetização com sua turma da pré-escola. A tarefa era decodificar as palavras no quadro e replicá-las, organizando as letras com os materiais disponíveis. Depois, reforçar os sons dessas palavras.

Para a professora, as atividades de consciência fonética e fonológica possibilitam às crianças perceber as ligações entre a letra escrita e a falada. “Com esta metodologia conseguimos estabelecer uma base sólida para que as crianças iniciem, no primeiro ano, o processo de alfabetização. E o resultado desse esforço compensa. A turminha está aprendendo mais a cada dia e colaborando entre si, auxiliando umas às outras, é um sentimento de dever cumprido”, relata Jaqueline.

Pacto pela Alfabetização

Em Canoas, as escolas da rede municipal contam com o Pacto pela Alfabetização, desenvolvido pela Secretaria de Educação (SME), para promover aprendizado qualificado e divertido desde a pré-escola. Com uma metodologia baseada em evidências, o programa garante o aprimoramento da leitura dos estudantes e a consolidação da alfabetização.

“Sabemos como o aprendizado por meio de brincadeiras desenvolve habilidades essenciais em cada criança e desperta o interesse pelo aprendizado desde cedo. O Pacto norteia, de forma completa, o processo de desenvolvimento escolar. São materiais de alta qualidade, que encantam as crianças e despertam a curiosidade delas”, explica a coordenadora da Pré-Escola na SME, Raquel Xavier da Rocha.

Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC