//
Canoas se mobiliza para o Dia Mundial da Limpeza neste sábado
Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (16), Canoas estará mobilizada para auxiliar na conscientização sobre o descarte correto e a importância da separação dos resíduos. No Parque Getúlio Vargas (Capão do Corvo), haverá um mutirão durante o dia. Pela manhã, das 10h às 12h, o encontro será no Viveiro, com limpeza de área próxima à cerca do parque. Já à tarde, das 14h às 16h, será feito recolhimento de lixo nas trilhas.
“Para este ano, buscamos amenizar uma demanda recorrente, que é a remoção de resíduos volumosos que se encontram no parque. Mobilizamos nossa equipe e contamos com a participação de voluntários. Em um segundo momento, faremos também a limpeza das trilhas de caminhada e um trabalho de conscientização dos visitantes”, explica a bióloga e educadora ambiental do MiniZoo, Renata Gautier.
Escolas também estão mobilizadas
A EMEF Paulo VI, no bairro Fátima, estará aberta neste sábado como um Ecoponto para recolher resíduos de papel, óleo usado, esponjas e tampinhas. “Sempre trabalhamos para mobilizar a comunidade escolar em prol das causas ambientais. É fundamental reforçarmos para que os alunos e as famílias se mobilizem e ajudem nesse importante dia”, ressalta a diretora da escola, Maristela Borsoi.
Sobre a data
Anualmente, o Dia Mundial da Limpeza acontece no terceiro sábado de setembro, com mobilização em centenas de países. A data tem como objetivo conscientizar para a diminuição da poluição ambiental e impulsionar a mudança comportamental nas sociedades. Em Canoas, as atividades são organizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC