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Professora da EMEF Ildo Meneghetti cria estratégia para incentivar uso da plataforma Elefante Letrado
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Foto: Gustavo Garbino/PMC
Como forma de incentivar os alunos a utilizarem a plataforma de leitura Elefante Letrado, uma professora do 2º ano B da EMEF Ildo Meneghetti desenvolveu uma competição de leitura. Sempre que avançam em alguma trilha, eles ganham um boton personalizado. No final de cada mês, os dois estudantes com mais leituras recebem certificados especiais.
“É uma competição saudável feita com a turma. Essa foi a forma que achei para incentivá-los a usar a plataforma. E está dando muito resultado, eles têm ótimos tempos de leitura e são super engajados nas atividades. Até algumas mães mandam recado perguntando quando será a entrega dos próximos certificados”, explica a professora Natália Martin.
Com 106 livros lidos, a vencedora no mês de agosto foi Maria Clara Costa, 8 anos. “Eu gosto muito, já li vários livros e adorei todos eles, o meu favorito é o ‘De abóbora faz melão’. Acho bem divertido entrar ali, ler ou ouvir as histórias e depois fazer as atividades. Estou super ansiosa para receber o Sr. Elefante quando ele vier aqui”, falou.
Elefante Letrado
A plataforma conta com um sistema de relatórios onde é possível acompanhar o desenvolvimento de cada escola, turma e estudante individualmente. Como uma forma de reconhecimento, as oito escolas mais leitoras receberão a visita do mascote Sr. Elefante. “É muito bom ver os professores e as escolas criando estratégias para aprimorar o uso da plataforma. É importante que as crianças aprendam e também tomem gosto pela leitura”, afirma a coordenadora do Elefante Letrado em Canoas, Kelly da Silva Rebelo.
Fundada em 2013, a plataforma gaúcha tem o propósito de promover a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ela também pode ser utilizada na Educação Infantil. O acervo do Elefante Letrado conta com mais de mil livros, de diferentes gêneros como contos, poesias, crônicas e fábulas.
O recurso possibilita que o estudante faça seu próprio percurso de leitura, escolhendo entre títulos variados, e avançando nos diferentes níveis à medida em que realiza os jogos de compreensão da leitura. Além disso, os professores têm acesso a relatórios de desempenho dos estudantes, permitindo que reflitam juntos sobre o progresso nas diferentes habilidades de leitura.
Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC