//
Na UPA Boqueirão, profissionais de saúde falam com usuários sobre o Setembro Amarelo
Em alusão ao Setembro Amarelo, a enfermeira Jennifer de Campos e a assistente social Catia Rodrigues, da UPA Boqueirão, repassaram aos usuários que aguardavam atendimento na tarde desta sexta-feira (22) informações sobre a necessidade de as pessoas conversarem mais sobre ansiedade e depressão. Ainda vistas com olhares preconceituosos, essas doenças podem levar à ideação ou ao ato suicida.
De acordo com Jennifer, o atendimento de pessoas com crises de ansiedade ou depressão é muito comum na UPA. “Por termos grande incidência de casos aqui, resolvemos conversar com as pessoas sobre o Setembro Amarelo, a necessidade de as pessoas pedirem ajuda, conversar com amigos e familiares e de buscar ajuda profissional em casos extremos. Além disso, tratamos sobre alguns sinais que a pessoa com ideação suicida pode apresentar”, destacou.
A enfermeira ressalta que pessoas muito jovens, adolescentes e até crianças chegam em crise ou com automutilações e revelam a ideação e os planos para efetivar o suicídio. “Infelizmente, esse número só cresce e é preciso falar mais sobre, pois sempre existe uma possibilidade de ajuda”.
A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, conta com cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). As unidades são especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente e pessoas com uso prejudicial de álcool e outras drogas.
Serviço
CAPS II Novos Tempos
Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 18h
Endereço: Rua São Caetano, 102
CAPS AD III Amanhecer
Horário: Funcionamento 24 horas
Endereço: Rua 15 de Novembro, 82
CAPS AD III Travessia
Horário: Funcionamento 24 horas
Endereço: Rua Guilherme Schell, 6250
CAPS III Recanto dos Girassóis
Horário: Funcionamento 24 horas
Endereço: Rua Santa Helena, 112– Centro
CAPS I Arco-Íris
Horário: segunda a sexta-feira, 8h às 18h
Endereço: Rua Major Ernesto Witrock, 51 – Centro
Texto: Andréa Sommer – PMC
Edição: Carina Jung – PMC