Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/09/WhatsApp-Image-2023-09-29-at-15.53.40.jpeg

Canoas conta com espaços para atendimentos especiais aos idosos

Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães

O Dia Internacional das Pessoas Idosas e o Dia Nacional do Idoso são celebrados neste domingo (1º). Canoas tem uma população de aproximadamente 55 mil pessoas com 60 anos ou mais. Muitos deles são usuários da rede municipal de saúde.

Para atender esse público de forma mais humanizada e com base nas necessidades de cada paciente, o município possui a Unidade de Pronto Atendimento do Idoso de Canoas (UPA do Idoso) e o Centro de Referência do Idoso (CRI).

A UPA do Idoso dispõe de quatro consultórios, salas de acolhimento/triagem, medicação, curativos, observação e sala de cuidados avançados. Além dos atendimentos de emergência, testes para Covid, HIV, Sífilis, Hepatite B e C e troca de sondas vesicais de alívio são realizados. O serviço realiza também eletrocardiogramas e exames laboratoriais. A equipe é formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Já o CRI é uma unidade de atenção ambulatorial, que conta com equipe multiprofissional, preparada para atender pessoas idosas com diferentes níveis de vulnerabilidade. De acordo com a coordenadora da Política do Idoso na Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Tibola, no espaço é prestada assistência médica, de enfermagem, psicológica, nutricional, de terapia ocupacional e social, por meio de ações de prevenção, diagnóstico, terapia e reabilitação, potencializando o envelhecimento saudável dos idosos canoenses.

“Além dos atendimentos ambulatoriais, no CRI são ofertadas também as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, PICS, e grupos de promoção de saúde (Enlutados, Estimulação cognitiva, Cuidadores e Grupo de Convivência)”, destaca.

Serviço
A UPA do Idoso funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h, na rua José de Alencar, s/nº, no bairro Rio Branco. Contato: (51) 3236-1663.

O Centro de Referência do Idoso atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Guilherme Schell, 6184, no Centro. Contato: (51) 3429-2961.

 

Texto: Andrea Sommer
Edição: Carina Jung

[addtoany]