//
Canoas registra queda nos índices de roubo a pedestres e de veículos em setembro
Download Imagem Original
Foto: Gustavo Garbino/PMC
Alguns dos principais indicadores de segurança pública tiveram queda no mês de setembro no município. Os casos de roubo a pedestres e de furto e roubo de veículos caíram em comparação aos meses anteriores, segundo dados do Observatório de Segurança de Canoas.
Os furtos de veículos somaram nos meses de agosto e setembro, respectivamente, 32 e 31 casos, o que demonstra um movimento de queda. Entre março e julho, os registros ficaram acima de 50. Em termos percentuais, houve uma redução de 43,8% de julho a agosto e de 3,1% entre agosto e setembro. O mesmo ocorreu com o roubo de veículos, que apresentou uma diminuição de 15% nos dois últimos meses.
No caso de roubo a pedestre, identifica-se uma queda de 12,4% nos primeiros nove meses de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Já na comparação apenas entre agosto e setembro, houve uma redução de 13,3%.
Investimento em segurança
A melhora nos indicadores está associada a uma série de medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. Uma delas diz respeito ao reforço no efetivo da Guarda Municipal, com o ingresso de 27 novos agentes que se formaram em agosto. Esse incremento possibilitou a intensificação de ações e a retomada de projetos. Com o auxílio do Observatório de Segurança, que faz o estudo e levantamento de locais e horários com maiores índices de risco, a atuação pontual do efetivo possibilitou a diminuição dos índices de criminalidade.
Texto: Gustavo Gerlach
Edição: Carina Jung