//
Canoas sedia Encontro Gaúcho de Redução de Danos
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
Dentro da programação da 10ª Semana Canoas Loka de Boa e para marcar o Dia Nacional da Saúde Mental, ocorrera, nesta nesta terça-feira (10), a oficina Vivências de Itinerâncias de Consultórios na Rua e o 1º Encontro Gaúcho de Redução de Danos. Os eventos reuniram, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, usuários de Centros de Atenção Psicossocial, trabalhadores e gestores da política de Saúde Mental dos municípios de Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, São Leopoldo e Torres.
A ideia do encontro foi trocar informações sobre como cada cidade atua na lógica da redução de danos. “Precisamos fortalecer o trabalho no Estado e, para isso, falar sobre as estratégias e métodos de intervenção acerca da problemática do uso de drogas é essencial. Além disso, muito trabalho é feito em rede com os municípios metropolitanos, pois usuários de drogas circulam muito pelas cidades do trajeto do trem”, explicou Sara Cougo, apoiadora institucional da Saúde Mental de Canoas.
A redução de danos é uma estratégia de saúde pública que busca controlar possíveis consequências adversas ao consumo de drogas (lícitas ou ilícitas), sem necessariamente interromper esse uso. Busca a inclusão social e cidadania para usuários de drogas.
Canoas Loka de Boa
A programação segue nesta quarta-feira (11),quando usuários dos CAPS participam de um piquenique no Parque Getúlio Vargas. Já na sexta-feira (13), haverá a confraternização Salchipão no Capão.
Texto: Andréa Sommer
Edição: Carina Jung