//
Eclima alerta para risco de fortes chuvas e temporais em Canoas
Download Imagem Original
Foto: Arquivo/PMC
As áreas de instabilidade deixam o Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas em alerta para eventuais transtornos na cidade. Entre esta quarta-feira (11) e a madrugada de quinta-feira (12), Canoas pode registrar a incidência de chuva, temporais localizados com raios e trovoadas, rajadas de vento forte e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. A projeção é de um volume de cerca de 50 milímetros (mm) de chuva no período.
Em virtude das condições adversas apresentadas pelas previsões meteorológicas, o Eclima já está mobilizado para ações emergenciais em caso de necessidade. Os volumes de chuva indicados nos prognósticos podem representar risco de alagamentos e acréscimo da cheia da bacia do Rio dos Sinos, que persiste nas regiões ribeirinhas da cidade.
Equipes de diferentes secretarias já estão de sobreaviso, com pessoal e maquinário, para o período da noite e para o feriado. A Defesa Civil já fez a distribuição de lonas para as subprefeituras da cidade. Já a operação nas Casas de Bombas será monitorada pelos coordenadores, em conjunto com agentes de mobilização da Prefeitura. O trabalho será efetuado por equipes em diferentes turnos.
Volumes já registrados
De acordo com o Eclima, em questão de quatro horas, das 11h às 15h desta quarta-feira, Canoas registrou quase 16 mm de chuva em determinados pontos da cidade. A região do bairro São Luís teve 15,8 mm, seguido do Mathias Velho (14,2 mm), Marechal Rondon (13,8 mm), Estância Velha (13,4 mm) e Rio Branco (11,8 mm).
Em situação de emergência
Casos de emergência relacionados às fortes chuvas ou ventos podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
A Guarda Municipal de Canoas atende pelo telefone 153. Já os transtornos em vias públicas podem ser comunicados à Diretoria de Trânsito, pelo 156.
Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) serão abertos para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Texto: Fábio Radke
Edição: Carina Jung