Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/RED-18-10-2023-ENCONTRO-COM-ESCRITORAS-THIAGO-GUIMARAES-14-1-1.jpg

Olhar feminino na literatura: escritoras compartilham histórias na 38ª Feira do Livro de Canoas

A Feira do Livro segue até o próximo sábado (21), na Praça da Emancipação, no Centro.
Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães

As autoras Cátia Simon e Liana Timm exaltaram a importância da literatura durante o Encontro com Escritor, na noite desta quarta-feira (18). A atividade, que integra a programação da 38ª Feira do Livro de Canoas, aconteceu no Auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal.

O cenógrafo e renomado diretor de teatro, Luciano Alabarse, conduziu a roda de conversa entre as convidadas. Cátia é escritora, doutora em Estudos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Luso-africanas pela UFRGS. Ela compartilhou sua experiência ao ter publicado contos, ensaios e poesias em coletâneas e periódicos. “Sou professora aposentada. Escrever vem sendo a minha maior inspiração”, declarou. Ela também integra o Mulherio das Letras/RS e atua como vice-presidenta cultural da Associação Gaúcha dos Escritores (AGES) 2023/2024. “É uma grande responsabilidade estar à frente da AGES. O olhar feminino na literatura está crescente em nosso Estado”, disse.

Ao participar do bate-papo descontraído, Liana falou de sua trajetória como artista multimídia. “Sou arquiteta, poeta e designer. Transito pelas artes visuais, pela literatura, pelas artes cênicas e pela música”, contou. Realizou 76 exposições individuais e 35 shows de música e poesia no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, publicou 66 livros, sendo 19 individuais de poesia. Recebeu 17 prêmios nas diversas áreas de atuação. “Estou muito feliz em estar participando novamente da Feira do Livro em Canoas, pois este evento é enriquecedor para todos os públicos e idades. Além da Feira, já participei de eventos na Casa de Artes Villa Mimosa. É sempre uma satisfação estar na cidade”.

Lançamento de livro

Antes do encontro com as autoras, a diretora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento (SMAP), Márcia Gadea, lançou a obra de sua autoria Conexões que Importam. “Este livro remete a uma análise das relações interpessoais de pessoas que se encontram em vulnerabilidade social”, destacou.

Carlos Alberto de Moraes, 54 anos, morador do bairro Estância Velha e servidor municipal de Canoas, aproveitou para prestigiar o lançamento. “É inspirador demonstrar apoio aos escritores canoenses. Fiz questão de trazer o livro para ela autografar. Ela faz uma análise do cotidiano”, comentou.

Diversidade cultural

A Feira do Livro segue até o próximo sábado (21), na Praça da Emancipação, no Centro, com uma ampla programação, que inclui teatro, contação de histórias, encontro com escritores e uma grande diversidade de livros em 22 bancas. O evento tem promoção do Ministério da Cultura, Zaffari, Vero e Corsan; realização da Prefeitura de Canoas e Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução; produção cultural da Danna Produções.
Confira a programação completa da 38ª Feira do Livro de Canoas clique aqui 

Texto: Dayane Mascitti
 Edição: Carina Jung 

 

[addtoany]