//
Biblioteca Municipal completa 57 anos e premia selecionados no concurso da III Coletânea de Microcontos
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
A comemoração dos 57 anos da Biblioteca Pública Municipal João Palma da Silva se tornou ainda mais especial com a premiação dos selecionados no concurso para a III Coletânea de Microcontos. O evento que reuniu autores profissionais e iniciantes da cidade, na manhã desta quarta-feira (25), também homenageou os participantes pelo Dia do Escritor Canoense, celebrado na data.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Eliezer Pacheco, a iniciativa visa incentivar principalmente os jovens a se relacionarem com a leitura e a criarem histórias. “Para incentivá-los, todos os microcontos dos 30 selecionados estão expostos aqui na nossa Biblioteca. Com isso, surgirão novos escritores”, afirmou.
Sofia Pinto Matias, 11 anos, estudante do 6º ano da EMEF Ícaro, no bairro Fátima, estava radiante ao receber o troféu de 2º lugar da Categoria I do concurso. “Eu adoro escrever e contei a história de uma menina que colecionava tampinhas. Quero seguir escrevendo”, disse a menina. A mãe Fernanda Ferreira Pinto, 40 anos, conta que incentivou a filha a participar. “A leitura tem auxiliado muito a Sofia. O hábito de escrever está sendo a consequência disso. Estamos felizes com essa iniciativa e vamos convidar a família e amigos para visitarem a Biblioteca Municipal e prestigiarem o microconto feito por ela”, comentou.
Conforme a professora Sônia de Souza, da EMEF Ícaro, os alunos foram incentivados em sala de aula a criarem histórias e participarem do concurso. “Procuro realizar atividades diferenciadas para atrair o interesse deles. A escrita e a criação auxiliam no raciocínio e despertam a criatividade”, destacou.
Para Anderson Prestes, 38 anos, músico, professor e escritor de crônicas, a premiação de 2º lugar da Categoria II é mais um estímulo para seguir criando. “Sempre narro fatos do cotidiano. Escrevi sobre a paciência, pois quem tem pressa não vive o momento”, salientou.
Confira os premiados no concurso III Coletânea de Microcontos:
Categoria I
1º lugar – Andrey da Silva Fernandes (Por dentro do conto)
2º lugar – Sofia Pinto Matias (A menina das tampinhas)
3º lugar – Martina Brito Pinheiro (A leitura).
Categoria II
1º lugar – Cláudio Luís Wolf (Tragicomédia)
2º lugar – Anderson Silveira Prestes (Paciência)
3º lugar – Camila Brito da Silva Alegre (A Escritora)
Visite a Biblioteca
Os canoenses têm acesso gratuito aos mais de 25 mil exemplares disponíveis na Biblioteca Pública Municipal, localizada na Rua Ipiranga, 105, no Centro, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo telefone (51) 3425-7702, opção 1.
As consultas e reservas também podem ser feitas de forma on-line pelo site. Para retirar os livros, é necessário realizar um cadastro. Basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Texto: Dayane Mascitti
Edição: Carina Jung