//
Guardas municipais passam por treinamento em simulador virtual de tiro em Canoas
Download Imagem Original
Foto: Gustavo Garbino/PMC
Equipes das Guardas Municipais de Canoas e Alvorada participaram, nessa terça-feira (31), de treinamento no simulador virtual de tiro. A atividade, realizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública, faz parte da disciplina de “Decisão de Tiro”.
Os agentes das duas instituições passaram por dinâmicas práticas, vivenciando situações corriqueiras da atividade e também de excepcionalidade. A ação propiciou que os servidores pudessem treinar desde a verbalização em abordagens e o gerenciamento de crises até cenários em que o enfrentamento com a utilização da arma de fogo se mostra inevitável.
O instrutor de Tiro Institucional da GM de Canoas, Lisandro Carvalho, destaca que o estande de tiro virtual é uma ferramenta de grande importância para o treinamento dos agentes. “O simulador proporciona maior qualidade de treinamento para a Guarda Municipal, pois além da economia nos insumos, permite que os agentes possam ter maior periodicidade dos treinamentos com as armas de fogo da corporação, aprimorando suas habilidades com os equipamentos em ambiente seguro e qualificando os atendimentos para a população”, afirmou.
Os treinamentos em conjunto das guardas municipais da Região Metropolitana fazem parte da integração institucional. Como a maioria dos municípios tem suas fronteiras secas separadas apenas por ruas, o trabalho e as operações também são realizados de forma integrada em algumas oportunidades, o que auxilia nessas interações.
Os agentes passam por treinamento continuado anual com disciplinas teóricas e práticas, no estande virtual e em estandes convencionais com munição real. O simulador da Guarda Municipal de Canoas está disponível também para as demais instituições da segurança pública, mediante agendamento.
Texto: Gustavo Gerlach
Edição: Carina Jung