Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/WhatsApp-Image-2023-11-09-at-17.48.24.jpeg

Comitê Integrado de Prevenção define ações no Guajuviras

Download Imagem Original

Foto: Divulgação

O programa Canoas Cidade do Cuidado reuniu, na tarde da última quinta-feira (9), diversas secretarias e outras instituições, como a Brigada Militar e o Ministério Público, para dar início a um conjunto de ações integradas. O diagnóstico e planejamento inicial para as ações foi construído pelas secretarias de Segurança Pública e de Educação, com informações detalhadas sobre as violências no bairro e nas escolas, assim como dados agregados de desempenho escolar e vulnerabilidade social.

Com o avanço desse diagnóstico, e se valendo das instâncias de integração do Canoas Cidade do Cuidado, as secretarias e coordenadorias direcionarão as ações que melhor dialogam com os problemas levantados. Haverá, ainda, o monitoramento dos resultados.

“O programa Canoas Cidade do Cuidado serve como um agente de integração, tanto dos dados, através do Observatório de Segurança Pública, como das ações a partir das instâncias do programa, como o Comitê Integrado de Prevenção, no nível estratégico, e o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) – Prevenção no nível operacional”, destacou o secretário de Segurança, Guilherme Pacífico.

Articulações com os governos estadual e federal

O modelo de integração das atividades preventivas tem sido discutido também com as estratégias de prevenção planejadas pelo Governo do Estado, através do programa RS Seguro, que apresentará um pacote de ações voltadas à prevenção, com foco também no bairro Guajuviras.

Da mesma forma, em nível nacional, Canoas está entre os municípios que farão parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) 2, tendo, inclusive, recebido representantes do programa para apresentação das ações de prevenção da cidade.

[addtoany]