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Número de faltas prejudica atendimentos nos CRAS do município

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Foto: Pamella Mendes

Canoas conta com equipamentos importantes nas políticas públicas de assistência social, como os cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Albergue Municipal, o Centro de Distribuição de Alimentos e o Restaurante Popular, que estão integrados na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A porta de entrada dos programas sociais é o CRAS, pois é a partir dele que a população realiza a inscrição do Cadastro Único (CADÚnico).

Porém, para o pleno funcionamento dos equipamentos e a garantia dos benefícios e programas sociais, o usuário precisa de comprometimento. Um dos grandes desafios das equipes dos CRAS é a ausência dos usuários nos agendamentos dos atendimentos. Isso ocorre nos cinco equipamentos – Harmonia, Mathias Velho, Rio Branco, Niterói e Guajuviras, e acaba prejudicando pessoas que buscam atendimento e não conseguem horário. Um dos exemplos é o CRAS Mathias Velho, que no mês de outubro contabilizou 636 agendamentos, porém mais de 35% das pessoas não compareceram no horário agendado.

É importante que o usuário comunique a equipe caso tenha algum imprevisto, pois a ausência pode afetar no acesso aos benefícios, assim como nos recursos que são encaminhados para as políticas públicas de assistência social e programas sociais do Governo Federal. Além disso, as pessoas que não comparecem trazem prejuízos aos demais usuários que estão na fila de atendimento.

Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung