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Canoas lança campanha do IPTU totalmente produzida no Escritório de Comunicação

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Foto: Gustavo Garbino

Nos próximos dias, a grade de comerciais da TV local passará a exibir a campanha do IPTU 2024 de Canoas. Peças publicitárias já podem ser vistas nos ônibus, jornais e blogs. O mote dos comerciais é “Cuidando do presente, planejando o futuro”. O trabalho foi produzido, desde a concepção à edição final dos vídeos, dentro do Escritório de Comunicação da Prefeitura (ECOM).

Maior parte das peças da campanha mostram crianças caracterizadas como profissões de “gente grande”: médico, empresário, veterinária, professora, engenheira, guarda municipal e agente da Defesa Civil. Secretária adjunta de Comunicação, a relações públicas Raquel Flores explica a ideia por trás da campanha. “Muito se fala que as crianças são o futuro, mas não se planeja o futuro das crianças”, diz. “As peças publicitárias trazem a ideia de que é preciso construir agora para que, sim, elas tenham um bom futuro com educação, saúde e segurança”, completa.

A secretária-chefe do ECOM, Patrícia Augsten, ressalta que o objetivo dos comerciais é sensibilizar os canoenses de que a arrecadação do imposto tem um impacto no futuro de Canoas. “O IPTU impacta na educação, na saúde, na segurança, ou seja, em toda a cidade e na vida de cada trabalhador, de cada criança ou idoso”, afirma.

Campanha com o selo do Ecom

A campanha do IPTU 2024 de Canoas foi desenvolvida inteiramente no Escritório de Comunicação. Raquel salienta que os criativos da equipe são pessoas com qualificação acadêmica. “Todos já têm o conceito do que é a publicidade, do que é a criação. Então, todas as nossas campanhas têm sido feitas de forma interna, justamente porque o nosso time tem um crivo criativo muito bom”. Outro motivo para internalizar a campanha é a redução de custos, política adotada pela gestão municipal.

Da concepção inicial à última versão do material em vídeo, a produção da campanha levou cerca de 30 dias de um trabalho conjunto em que cada diretoria fez a sua parte. A equipe de Audiovisual fica responsável por fazer as fotos, captar material em vídeo e editar o material. Os publicitários escolhem as cores e o grafismo da campanha, além de idealizar o conceito em si. Os responsáveis pelas redes sociais e os jornalistas do ECOM veiculam, de forma orgânica, as informações sobre o pagamento do IPTU.

“É muito gratificante ver o nosso trabalho na rua, as pessoas reconhecendo o trabalho da comunicação”, comemora Raquel. “É de um valor muito grande, porque fomos nós que fizemos aqui. É um ‘filho nosso’, daqui de dentro”.

Texto: Bettina Gehm
Edição: Carina Jung

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