Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/12/REDUZIDAS-ENTREGA-DE-CERTIFICADO-DO-CANOAS-DO-BEM-PAMELLA_MENDES-41.jpg

Beneficiários do Canoas do Bem finalizam cursos profissionalizantes

Download Imagem Original

Foto: Pamella Mendes

Na tarde desta quinta-feira (14), foram entregues os certificados dos cursos profissionalizantes realizados por 76 beneficiários do Canoas do Bem, programa que proporciona alternativas de trabalho aos antigos condutores de carroças. Em Canoas, uma lei proíbe a circulação desses veículos no município para evitar os maus-tratos aos cavalos.

O Canoas do Bem distribui auxílios mensais de R$ 300, vale-transporte de R$ 96 e cestas básicas para os condutores que trocaram suas carroças por triciclos de reciclagem. Para que fosse contemplado, o beneficiário deveria ter mais de 60 anos ou participar de um dos cursos oferecidos.

As aulas profissionalizantes ocorreram nos meses de setembro, outubro e novembro. Foram oferecidos cursos de assentamento de tijolos; cozinha fast food e produção de pizzas; panificação e confeitaria; manicure e pedicure e pintura predial. Os participantes receberam material didático completo, aulas com professores capacitados e toda a infraestrutura disponível.

Getúlio dos Santos trabalhava utilizando carroça há 40 anos. Pelo Canoas do Bem, fez o curso de panificação e afirma que foi “excelente”. “É uma profissão a mais”, diz. Com 11 filhos e 11 netos, ele comenta: “eles é que estão se deliciando com os bolos que eu faço”.

Aluno Getúlio dos Santos com seu certificado

Em agosto deste ano, a Secretaria de Bem-Estar Animal (SMBEA) oportunizou que os canoenses que participaram de alguma das quatro etapas do Canoas do Bem tivessem os benefícios prorrogados por mais 12 meses. Conforme a secretária Fabiane Borba, a prorrogação do programa visa oferecer novas opções de cursos profissionalizantes para aqueles que desejam permanecer recebendo o benefício. “Quando nós chegamos aqui, já existia uma lei que proibia a circulação de carroças, deixando os condutores sem outra alternativa. Não era isso que nós queríamos”, afirma. “O programa busca dar uma oportunidade a quem desejar buscar outra profissão”.

[addtoany]