Móveis, eletrodomésticos, colchões, vidros e plásticos são alguns dos itens inusitados encontrados pelas equipes da secretaria de Serviços Urbanos, que estão realizando o trabalho de recolhimento de material descartado irregularmente. Nesta sexta-feira (5), a ação foi na rua República, próximo aos trilhos, no bairro Mato Grande, um dos locais de descarte irregular já mapeado pela pasta. A ação dá continuidade ao choque de limpeza, atividade que acontece regularmente para garantir a limpeza da cidade.
“Esses descartes irregulares geram diversos problemas, desde dificuldade de locomoção nas ruas e calçadas até o entupimento das bocas de lobo. Cabe salientar que a responsabilidade pelo destino correto de cada material é do próprio gerador do resíduo e que o serviço realizado busca melhorar momentaneamente a situação”, salienta Cássia Alves, diretora do Choque de Limpeza.
Além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é crime. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 800,00, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal nº 4.980, de 2005.
Ecopontos
A população deve destinar seus resíduos nos ecopontos municipais. A cidade conta com cinco estruturas. Nestes locais, é possível descartar até dois metros cúbicos (2 mil litros), equivalente a cerca de uma caçamba de caminhonete ou reboque, de alguns tipos de resíduos, entre eles: caliça (resto de obra), madeira, móveis, galhos, resíduos de poda, papel, papelão, plástico, eletroeletrônicos e vidro. Não é permitido o descarte de materiais orgânicos, latas com resíduos de tinta, solventes, impermeabilizantes, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes ou LED no local.
Os ecopontos funcionam diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h, com exceção do Ecoponto Niterói, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Confira os endereços:
Ecoponto Nazário: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança: Avenida Esperança, 1346 – bairro Igara
Ecoponto Espumoso: Rua Espumoso, 315 – bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói: Rua Paulo Fonteles 1560 – bairro Niterói.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Valéria Deluca