Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/01/14-01-JANEIRO-BRANCO-CAPS-AMANHECER-alisson-moura-5.jpg

Ações do Janeiro Branco promovem debates sobre saúde mental

Palestras e seminários com especialistas contemplam a programação.
Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura/PMC

Debater sobre saúde mental e bem-estar é o objetivo das ações alusivas ao Janeiro Branco, que ocorrem em diversos pontos da cidade. São palestras e seminários com especialistas, oficinas de arte, brechó, entre outras atividades. A iniciativa é da Diretoria de Atenção em Saúde Mental, da Secretaria Municipal da Saúde.

Para Judith Vitorino, titular da diretoria, é necessário pôr em evidência o assunto para conscientizar sobre a importância da prevenção do adoecimento emocional. Ela também destaca o agravamento de doenças mentais na população, principalmente nos últimos meses. “Ainda existem estigmas com relação às doenças psíquicas, o que leva as pessoas a desconsideram os sintomas por não terem causa aparente ou específica”, completa.

Uma das ações do Janeiro Branco é o Seminário Saúde Mental enquanto há tempo, que ocorre nos dias 16 e 30 de janeiro, das 9h às 12h no Auditório Sady Schivitz, localizado na Rua 15 de Janeiro, 11, Centro. As palestras são gratuitas e voltadas aos servidores do município. As inscrições são limitadas e devem ser feitas por meio de formulário online, no link: https://shre.ink/rCfB.

Nesta quinta-feira, um encontro integrado entre os Centros de Atenção Psicossocial do município ocorre em frente ao CAPS AD III Amanhecer, na Rua 15 de Novembro, 82, bairro Nossa Senhora das Graças. A ação visa promover diálogos e a partilha de vivências entre a comunidade, mostra de trabalhos das oficinas de artes e brechó.

Veja abaixo o cronograma para outras atividades:

– 11/01, das 10h às 17h, no CAPS AD III Amanhecer – Rua Quinze de Novembro, 82, bairro Nossa Senhora das Graças: Encontro integrado entre CAPS
– 16/01, das 9h às 12h, no Auditório Sady Schivitz – Rua 15 de Janeiro, 11, Centro: primeiro dia do Seminário “Saúde Mental enquanto há tempo”.
Palestrantes:
Judith Oliveira Vitorino: Autoconhecimento e autocuidado: os reflexos para o bem-estar 
Paulo Lopes: A importância da atividade física para a saúde mental 
– 19/01, das 10h às 12h, no Parque Getúlio Vargas – Avenida Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 700, bairro Mal. Rondon: atividades esportivas integradas entre CAPS
– 30/01, das 9h às 12h Auditório Sady Schivitz, na Rua 15 de Janeiro, 11, Centro: segundo dia do Seminário “Saúde Mental enquanto há tempo”
Palestrantes:
Aline Dutra: A saúde mental da população negra
Camila Lacourt Menezes: A saúde mental da infância e adolescência

 Texto: Anelise Durlo
 Edição: Valéria Deluca

[addtoany]