Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2019/02/Vinicius-Thormann-4-1.jpg

Dirigentes do Canoasprev recebem certificação profissional exigida pelo Ministério da Previdência

Certificação profissional habilita gestores para oferecer mais qualidade nos serviços prestados.
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann / Arquivo

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (CanoasPrev), através de seu presidente e dirigentes, conta agora com mais uma certificação profissional. Recebida pelos gestores, o certificado é exigido pelo Ministério da Previdência Social e será obrigatório a partir de julho. Ele habilita os dirigentes da unidade gestora a administrarem com eficiência e boas práticas o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Sem esta certificação, o município teria a suspensão das transferências de verbas voluntárias da União, bem como os financiamentos e empréstimos com instituições financeiras federais que subsidiam obras e serviços.

“Se os dirigentes não fossem certificados, o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) seria suspenso. Isso ocasionaria uma série de problemas, como a suspensão de convênios e contratos que o município tenha com a União, gerando transtornos e atrasos em obras financiadas por instituições federais, por exemplo”, salienta Leonardo Schmidt Machado, diretor previdenciário e um dos servidores do CanoasPrev certificado.

O presidente do CanoasPrev Delfino do Nascimento Neto e o vice-presidente Lucas Gomes da Silva também obtiveram o certificado após realizarem uma prova no Instituto Totum – uma das três instituições credenciadas pelo Ministério da Previdência. A avaliação, que testa conhecimentos previdenciários, é destinada a dirigentes, conselheiros e membros do comitê de investimentos do RPPS.

Para o presidente e os dirigentes, ter esse nível de exigência para os gestores do Canoasprev “dá segurança para o futuro e para ter uma longevidade na previdência local”, destacou Delfino. A meta para os próximos meses é preparar e certificar os membros do comitê e dos conselhos do Instituto.

Canoas é o quarto município do Estado com maior número de segurados, de acordo com o Índice de Situação Previdenciária (ISP) de 2023. No total, 7.104 servidores, entre aposentados, pensionistas e ativos são segurados pelo Município.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Valéria Deluca

[addtoany]