Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/Reduzidas_05.01.2024-_-CHOQUE-DE-LIMPEZA-NA-RUA-REPUBLICA_Amanda_Furtado-211-Capa-2024.jpg

Choque de Limpeza recolhe mais de 1,7 toneladas de materiais em três bairros da cidade

A quantidade de resíduo é considerada expressiva em relação ao período da ação Foto: Amanda Furtado

Mais de 1,7 mil toneladas de lixo foram retiradas dos bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande, de 2 a 5 de janeiro. O número, considerado expressivo, equivale a 2.708 metros cúbicos de carga ou 233 caminhões cheios de materiais como galhos, móveis, entulhos, resto de obras e demais resíduos. As equipes também realizam a limpeza das praças, roçada, pintura de meios-fios e manutenção dos pontos de iluminação em outros bairros da cidade.
“A quantidade de resíduos é expressiva, principalmente, pelo trabalho realizado, em específico na Rua República, local já mapeado como sendo um lugar de descarte irregular”, reiterou a diretora de Choque de Limpeza, Cássia Alves. A operação, que atua semanalmente, passando por todos os quadrantes da cidade é liderada pela Secretaria de Serviços Urbanos, com o apoio das subprefeituras.
A diretora lembra que o recolhimento dos resíduos domiciliares é de responsabilidade da Prefeitura. Todavia, os demais resíduos, como restos de galhos, folhas resultantes de podas de árvores, os de construção civil, móveis e equipamentos devem receber a destinação adequada por aqueles que os geraram e podem ser destinados para um dos Ecopontos da cidade.
Além de prejudicar o meio ambiente e o convívio urbano, o descarte irregular de resíduos em ruas, calçadas, praças, terrenos públicos ou privados e valas é crime. O infrator está sujeito a multas progressivas a partir de R$ 800,00, além da obrigatoriedade de remoção e destinação adequada dos resíduos, conforme a Lei Municipal nº 4.980, de 2005.
A Prefeitura deve ser informada sobre a autoria de descartes irregulares de resíduos em áreas de terrenos baldios, privados ou públicos, passeio ou em leito de vias públicas. Para denúncia, reclamação ou sugestão, o cidadão deve usar o e-mail atendimentocidadao@gmail.com ou via 0800.510.1234, através do CAC – Central de Atendimento ao Cidadão.
Os ecopontos funcionam diariamente, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 18h, com exceção do Ecoponto Niterói, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Confira os endereços:
Ecoponto Nazário – Nordeste / Guajuviras
Local: Estrada do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança – Nordeste/Igara
Local: Avenida Esperança, 1346 – bairro Igara
Ecoponto Espumoso – Noroeste / Mathias Velho
Local: Rua Espumoso, 315 – bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco – Sudeste – Rio Branco
Local: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói – Sudeste / Niterói
Local: Rua Paulo Fonteles, 1560 – bairro Niterói

 

Texto: Júlio Fontes

Edição: Valéria Deluca

[addtoany]