Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/abertura.jpg

Canoas instala gabinete de crise para enfrentar eventuais danos causados por temporais

Prefeito Nedy durante ato de instauração
Download Imagem Original

Foto: Amanda Furtado / PMC

Um gabinete de crise foi instaurado nesta terça-feira (16) pela Prefeitura de Canoas, na sede da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), para minimizar possíveis danos ocasionados pelos eventos climáticos extremos previstos. O Município está em alerta para a possibilidade de chuvas fortes, vendavais e até chance de granizo, entre a tarde e início da noite desta terça até a quinta-feira (18).

Capitaneada pelo secretário da SMSP, Marcelo Pitta, a mobilização reuniu secretários, subprefeitos e diretores para traçar estratégias diante do cenário de instabilidade.  O prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques destaca a importância desse planejamento. “ Por todos os alertas que recebemos da Defesa Civil estamos cientes de que este evento pode ser muito sério. Esperamos que não, em favor dos canoenses, mas estamos prontos e preparados para agir em caso de necessidade, visando minimizar os danos e atender à população durante mais este evento climático extremo”, disse.

Com o objetivo de descentralizar os atendimentos à população, além do apoio da Defesa Civil, os moradores afetados podem buscar apoio na subprefeitura de sua região. Todas as sedes já receberam quantidade de lona para destinação emergencial para moradores atingidos eventualmente.

De acordo com o secretário do Eclima, Santiago Buavas, todas as ações estão pautadas no plano de contingência do Município. “As subprefeituras já iniciaram alguns processos de limpeza nos pontos críticos que sofreram com alagamentos. Ainda vamos ter atenção com as Casas de Bombas, que receberam geradores para garantir o funcionamento em caso de falta de energia elétrica, e solicitamos para a Assistência e com a Educação locais para receber eventuais pessoas atingidas”, disse.

Serviço

Casos de emergência relacionados a chuva, alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 32363888 ou pelo (51) 32363889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301 4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.

Pontos de apoio

Os ginásios da EMEF Paulo VI (av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima), Thiago Würth (av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), da EMEF Santos Dumont (rua Arthur Bernardes, 654, Niterói), na EMEF Erna Würth no CAIC (av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras) e no Centro Esportivo São Luís (rua Eng. Rebouças, 844, São Luís) estão à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.

Texto: Fábio Radke
Edição: Sibele Fagundes

Secretários reunidos organizando os trabalhos

[addtoany]