//
Gabinete de crise organiza ações para redução de estragos causados pela chuva e descarta risco de novos temporais nas próximas horas
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães / PMC
O gabinete de crise fez um balanço, no final da tarde desta quarta-feira(17), das medidas adotadas para enfrentar os estragos do evento climático da noite e madrugada passadas. Houve queda de mais de 300 árvores. Aproximadamente 1,3 mil pessoas registraram algum tipo de após o temporal. De acordo com o secretário adjunto do Eclima e da Defesa Civil, Igor Sousa, os riscos de novos temporais diminuem para esta quinta-feira (18) em Canoas. “Observando as projeções de mais cedo, as imagens dos sistemas mostram que a instabilidade se dissipa e passa longe de Canoas e região. E, ainda, segundo os meteorologias, a massa de ar seguem para a direção do mar”, disse.
O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, ressaltou a organização e a solidariedade de todos envolvidos: “Imediatamente, após nos defrontarmos com essa enorme dificuldade causada pelas intempéries, eu vejo aqui pessoas, profissionais, servidores, do mais alto gabarito técnico para o desempenho de suas atividades na nossa Prefeitura. Então, eu quero dizer muito obrigado para todos vocês, muito obrigado para os servidores, para quem saiu de casa de noite e foi socorrer as pessoas nos bairros do nosso município. Isso me deixa encantado”, disse.
A reunião entre as diversas secretarias e órgãos ainda reforçou o papel de cada uma das pastas e subprefeituras diante as adversidades causadas pelo forte temporal. As equipes seguem agora mobilizadas na liberação de vias, remoção de árvores e recolhimentos de vegetação. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, há mais de 100 pontos de vias parcialmente obstruídas ou bloqueadas na cidade. A Prefeitura decretou situação de emergência.
Serviço
Casos de emergência relacionados à chuva, aos alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 32363888 ou pelo (51) 32363889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301 4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.
Pontos de apoio
Os ginásios da EMEF Paulo VI (av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima), Thiago Würth (av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho), da EMEF Santos Dumont (rua Arthur Bernardes, 654, Niterói), na EMEF Erna Würth no CAIC (av. Dezessete de Abril, 430, Guajuviras) e no Centro Esportivo São Luís (rua Eng. Rebouças, 844, São Luís) estão à disposição para eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibele Fagundes