Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/RED-18-01-2024-ELEVACAO-DA-COMARCA-DE-CANOAS-THIAGO-GUIMARAES-30.jpg

Cerimônia formaliza elevação da Comarca de Canoas para entrância final

Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães da Silva

No final da tarde desta quinta-feira (18), aconteceu a solenidade de entrega do ato administrativo de elevação de entrância da Comarca de Canoas de Intermediária para Final. Com este reconhecimento, o judiciário canoense poderá ampliar os atendimentos com mais juízes e varas especializadas, garantindo maior qualidade. O ato contou com a participação da presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira e do Desembargador Corregedor-Geral da Justiça, o Giovanni Conti. 

O prefeito de Canoas em exercício, Nedy de Vargas Marques, participou da cerimônia e lembrou que, em setembro de 2022, integrou a comitiva formada por representantes do Judiciário, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), da Defensoria Pública do Estado (DPE), da Câmara de Vereadores de Canoas, da 2ª Delegacia de Polícia do RS, da Brigada Militar, da Procuradoria-Geral do Estado e da Prefeitura de Nova Santa Rita para defender a importância desta elevação.

“Estamos celebrando uma mudança muito importante na nossa cidade. A partir de agora, a nossa comarca passa a ser de entrância final, e isso é motivo de comemoração. Canoas é uma cidade grande, com muitos processos, e essa mudança vai ajudar que as pessoas tenham seus problemas resolvidos mais rapidamente”, salientou o prefeito. Ele ainda agradeceu a todos que trabalharam para tornar essa mudança possível em prol da comunidade.

A juíza de direito e diretora do Foro da Comarca de Canoas, Betina Mostardeiro Mühle de Constantino destacou a importância de celebrar essa valorização. “A elevação vai propiciar mais agilidade e qualidade na realização dos serviços e maior permanência dos seus magistrados”.

 

A medida possibilitará melhorias na estrutura do Poder Judiciário e do Ministério Público de Canoas, como, por exemplo, a criação de novos órgãos judiciários, novas promotorias de justiça, aumento no quadro de servidores, entre outros, qualificando a prestação de serviços jurisdicionais aos cidadãos de Canoas e de Nova Santa Rita.

Participaram da cerimônia o vereador Cezar Paulo Mossini, representando o poder Legislativo de Canoas; o Procurador-Geral de Canoas, Matusalem Felipe Morales; o secretário de Relações Institucionais, Abmael de Oliveira; e o secretário de Comunicação Social, Leonardo Souza.