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Mobilização de equipes da Prefeitura segue intensa para solucionar demandas do temporal

Equipes prestam apoio para equipes da RGE reestabelecerem a energia
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Foto: Renan Caumo / PMC

As equipes de trabalho da Prefeitura de Canoas seguem nas ruas e não cessaram os esforços para o retorno da normalidade. Desde o início do temporal na noite de terça-feira (16), agentes de diferentes secretarias e das subprefeituras atuam no atendimento de ocorrências.

Com Gabinete de Crise instituído ainda antes da ocorrência do fenômeno climático extremo, Canoas decretou situação de emergência nível 2 e foca em ações práticas para reduzir os transtornos. A prioridade são as demandas que afetam serviços essenciais. Paralelo a isso, os agentes públicos prestam apoio e cobram agilidade por parte das concessionárias de energia elétrica e água.

Neste sábado (20), os esforços seguirão no município. Segundo o secretário adjunto do Eclima e Defesa Civil, Igor Sousa, os servidores mobilizados terão o reforço de equipamentos e quatro militares da Força Aérea Brasileira (FAB), sendo um motorista de caminhão munck com cesto de grande porte e três operadores de motosserra, somados a três equipes do Corpo de Bombeiros.

Confira o balanço das ações realizadas:

Secretaria Municipal do Meio Ambiente: a estimativa é que os fortes ventos tenham derrubado ao menos 300 árvores. Somente nas praças da cidade foram identificadas 97 caídas em espaços públicos, parques, ruas e lotes de terras. Somente a secretaria fez o manejo de 117 árvores de médio e grande porte.

Secretaria de Bem-Estar Animal: a Feira de adoção prevista para sábado (20), foi cancelada. Uma nova data será divulgada em breve. A sede da pasta (av. Boqueirão, 1986, Igara) está com problemas na internet e no telefone. As adoções no local ocorrem normalmente.

Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade: registrou bloqueio total de 90 vias e parcial de outras 60. Até a manhã de sexta (19), em torno de 30 locais ainda seguiam bloqueados. Foram mobilizados 45 agentes no atendimento das demandas. Houve ainda danos em 11 paradas de ônibus, 34 postes de semáforos e em 18 placas de sinalização. Um gerador chegou a ser usado no conjunto de semáforos no cruzamento das avenidas Inconfidência e Guilherme Schell.

Diretoria de Trânsito: placas veiculares localizadas, em função do temporal, podem ser entregues ou retiradas pelos proprietários na sede da Diretoria de Trânsito (rua Inconfidência, 205, Centro). Até a manhã de sexta (19), em torno de 18 peças haviam sido recebidas no local. Para consultar se a peça do veículo foi encontrada e está disponível para retirada, o contato pode ser feito pelo telefone 156 ou pelo (51) 34257643 – ramal 6507.

Casas de Saúde: O Hospital Universitário (Av. Farroupilha, 8001, São José) e o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (R. Caçapava, 100, Mathias Velho) estão com atendimentos normalizados. No Hospital Nossa Senhora das Graças (Av. Santos Ferreira, 1864, Mal. Rondon), a emergência atende normalmente, mas as cirurgias eletivas estão parcialmente suspensas.

Centro de Referência de Assistência Social: O CRAS Harmonia segue sem luz e sem água. Apesar dos transtornos, causados pelo temporal, continua atendendo. Está sendo solicitado à comunidade que procure a unidade somente em casos emergenciais.

Escritório de Resiliência Climática: o órgão monitora as condições do tempo e divulgou alertas em relação a ocorrência do evento climático extremo. Não está descarta a chance de chuva passageira e esparsa na tarde desta sexta-feira (19). Não há riscos de novos temporais. Já no sábado (20), o sol predomina ao longo do dia.

Lonas: A Prefeitura de Canoas adquiriu 35.520 metros quadrados de lonas para a população afetada pelo último temporal. Os materiais foram distribuídos pela Defesa Civil e pelas subprefeituras de cada quadrante de cidade.

Ligações: A Defesa Civil recebeu 199 chamados e realizou 45 visitas a residências afetadas durante temporal. Uma família foi resgatada para um abrigo. Na quinta-feira (18), outros 188 chamados, 42 visitas e seis vistorias foram registrados. Um local foi interditado e o Corpo de Bombeiros foi acionado quatro vezes.

Energia elétrica: conforme a RGE, até o final da manhã de sexta (19), 42 mil pontos permaneciam sem abastecimento na cidade. A concessionária informa que os trabalhos seguem até que todo o município tenha o serviço a pleno. Para falar com a RGE, os canoenses podem usar o SMS 27350 ou o WhatsApp (51) 99955-0002.

Água: segundo a Corsan, o abastecimento deve ser normalizado até o final da tarde desta sexta-feira (19). Equipes verificam se há ar nas tubulações e realizam procedimento de reparação. Para falar com a Corsan, o morador pode entrar em contato pelo 0800.646.6444 ou WhatsApp (51) 99704-6644.

Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS): em apoio à Prefeitura, a corporação recebeu o total de 89 ocorrências de corte de árvores. Deste número, 36 foram atendidas pelos bombeiros e 53 precisam ser removidas.

Educação: De acordo com os dados parciais da Secretaria de Educação, sete escolas tiveram danos e avarias graves, como destelhamentos, alagamentos e registros de queda de árvores.

Obras: Canoas registrou ao menos 22 pontos críticos de água. Outra dificuldade foram as obstruções nas entradas das bocas de lobo até as casas de bomba, que funcionaram de forma satisfatória. Não há pontos de alagamento na cidade neste momento.

Saúde: A Secretaria da Saúde informa que as 27 Unidades de Saúde do município estão atendendo até às 17h, conforme as possibilidades dos espaços que foram afetados pelo último temporal e diante do acolhimento das equipes de enfermagem. O fornecimento de luz, água e internet estão sendo reestabelecidos gradualmente nas unidades. Confira um panorama das unidades:
Sem fornecimento de energia elétrica: 6
Sem acesso à internet: 18
Queda de árvores: 4
Avarias prediais: 8
Farmácias sem abastecimento de água: 1
Farmácias sem fornecimento de energia: 2
Farmácias sem acesso à internet: 3

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