//
Sede da Coordenadoria das Mulheres está na Casa Lilás
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães
A Coordenadoria das Mulheres passa a funcionar integrada à Casa Lilás, na avenida Boqueirão, 2170, bairro Igara. Antes, a unidade funcionava no Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM). Com o novo local, a coordenadoria vai oferecer capacitações e qualificações gratuitas.
“A união com a Casa Lilás fará o trabalho ficar mais dinâmico e eficiente. Antes, tínhamos que nos deslocar do CRM até aqui. Agora, concentramos tudo em um espaço só”, comemorou a secretária da pasta, Angela Calixto. Ela também salientou que a Casa Lilás é um importante instrumento de qualificação e de geração de renda às mulheres vítimas de violência.
Os cursos, que em breve estarão disponíveis para inscrições, são de manicure, corte de cabelo, terapia integrativa reiki, flores em EVA, oficina de biscoito e crochê. Para participar é necessário ser moradora de Canoas e ter, no mínimo, 16 anos. As aulas ocorrerão semanalmente e as participantes receberão certificados de conclusão.
A expectativa é, no futuro, ampliar a gama de capacitações, disponibilizando aulas de recepção em casa de saúde e cuidadoras de idosos. “Hoje, o mercado de trabalho se fecha para as pessoas de mais idade. Nós queremos que Canoas seja uma cidade amiga do idoso e das mulheres”, observou Sirlei Dias Gomes, assessora da coordenadoria.
A Coordenadoria das Mulheres funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Como buscar ajuda
Em caso de violência física ou risco de morte, a mulher deve discar o 190. Canoas também conta com o Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber (CRM), que fica na Rua Siqueira Campos, 321, no Centro. No CRM, as mulheres são acolhidas e o caso é encaminhado para a delegacia. O telefone do serviço é (51) 3464-0706. Além disso, está disponível o Disque Mulher, que é 24 horas, por meio do WhatsApp (51) 99275-8146.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes