//
Biblioteca Pública inaugura exposição “Gatos nas Letras”
Até 1º de março, frequentadores da Biblioteca Pública João Palmo da Silva, situada no térreo da Secretaria da Cultura, poderão acompanhar a exposição “Gatos nas Letras”, que apresenta 19 obras que tem esses bichanos como tema. No sábado passado, vale lembrar, comemorou-se o Dia Mundial do Gato. Segundo a bibliotecária Andréia Knob, os livros estão disponíveis para leitura e empréstimo. “Exposição maravilhosa traz ilustrações encantadoras, trechos inspiradores e curiosidades surpreendentes sobre nossos amigos de quatros patas”, diz o texto de divulgação do evento. Entre os títulos estão “O gato malhado e a senhora Sinhá”, de Jorge Amado, “Garfield”, de Jim Davis, e “Bob, um gato fora do normal”, de James Bowen.
Relação com escritores
É antiga e conhecida a relação de grandes escritores com esses animais domésticos, sendo que alguns deles dedicaram obras inteiras aos felinos. De Julio Cortázar a Ernest Hemingway, de Ferreira Gullar a Carlos Drummond de Andrade. Jorge Luís Borges, Ezra Pound, Truman Capote, Tchecov, Yeats e Lewis Carroll também viveram cercados por eles. Mestre das histórias de mistério e suspense, Edgar Allan Poe utilizou-os como personagens de seus contos. T. S. Elliot escreveu um livro sobre os gatos. Mas o que atrai tanto esses autores? Uns alegam, a discrição dos felinos, outros a liberdade. Há um terceiro grupo cujo afeto é aflorado por eles serem elegantes e silenciosos. Numa simples pesquisa, você encontrará dezenas, talvez centenas de fotos que revelam essa afeição.
A Biblioteca fica no térreo da Secretaria da Cultura, na Rua Ipiranga, 105, Centro. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Documentos necessários para o cadastro:
Identidade com foto
Comprovante de residência atual no próprio nome ou dos pais (se o endereço estiver no nome de terceiros, é preciso apresentar declaração).
Texto: Eduardo Rodrigues
Edição: Valéria Deluca