//
Agentes de Saúde conscientizam alunos da rede municipal na prevenção da dengue
Download Imagem Original
Foto: Renan Caumo/ PMC
Em uma ação coordenada entre a Secretaria de Saúde e a rede municipal de ensino, agentes de saúde deram início, nesta quinta-feira (22), à conscientização dos alunos sobre a prevenção da dengue. A escola pioneira a receber a visita foi a EMEF Arthur Jochims, localizada no bairro Estância Velha.
O objetivo principal é transformar os estudantes em agentes multiplicadores no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, especialmente diante do aumento dos casos da doença na região.
Com a mobilização constante dos agentes de saúde no bairro, a visita à escola incluiu conversas com os estudantes do 1º e 5º ano. Durante as interações, eles explicaram detalhadamente sobre a doença, sintomas e as medidas preventivas necessárias para evitar focos e mosquitos. Amostras foram apresentadas para ilustrar a identificação do Aedes aegypti.
.
Além de abordar os aspectos clínicos da dengue, os agentes ressaltaram a responsabilidade de cada aluno na manutenção de ambientes livres de criadouros do mosquito transmissor. A parceria entre profissionais da saúde e educadores foi destacada como uma abordagem integrada, garantindo que a conscientização ultrapasse os limites da sala de aula. “A ação conjunta busca não apenas informar sobre a doença, mas também criar uma mudança efetiva de comportamento, incentivando a participação ativa dos estudantes na prevenção da dengue. O objetivo é criar uma rede de conscientização que se estenda para além da escola, envolvendo toda a comunidade na luta contra a proliferação do Aedes aegypti”, conclui o Secretário de Saúde, Jurandir Maciel.
Texto: Graziele Albuquerque
Edição: Valéria Deluca