//
Educadores ambientais de cooperativas de reciclagem participam de capacitação
Todos os anos, desde que o projeto iniciou em 2022, o Canoas Recicla com a Gente realiza a capacitação de educadores das oito cooperativas de reciclagem. Na formação, os participantes são qualificados para o desenvolvimento de ações de sustentabilidade e de divulgação da coleta seletiva. O curso, que ocorre desde o início da semana na Universidade La Salle, termina nesta quinta-feira (7). O projeto tem o apoio da Secretaria do Meio Ambiente.
A capacitação envolve temas como as políticas nacionais de resíduos sólidos e de educação ambiental, além de cooperativismo, economia solidária e mudanças climáticas, entre outros. “São conhecimentos muito mais profundos abordados, para que eles tenham capacidade de conversar e de levar mais informações para os moradores e para que eles mesmos entendam a importância do trabalho que estão desenvolvendo”, conta uma das responsáveis pelo Canoas Recicla com a Gente, a arquiteta e urbanista Aline Daudt.
A ideia do projeto é manter o mesmo grupo para um melhor aproveitamento do conteúdo como é o caso da educadora que está há 11 anos na Cooperativa Cooarlas, Fabiana Freitas Fernandes. “Acho que esse trabalho de educação ambiental que a gente está fazendo hoje e o projeto, está trazendo um exemplo para Canoas e para o Brasil. Nossa ação está dando uma sobrevida para o planeta de mais 80 anos.” relata.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Sibeli Fagundes