//
Cadastro de moradores afetados pelo temporal de janeiro para Saque Calamidade encerra nesta sexta-feira
Download Imagem Original
Foto: Acervo/ Prefeitura Municipal de Canoas
O prazo de cadastro de moradores afetados pelas fortes chuvas e vendaval da noite de 16 de janeiro e interessados em solicitar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) encerra nesta sexta-feira (8), às 23h 59. O formulário está disponível aqui no site da Prefeitura. O benefício pode ser retirado pelos trabalhadores prejudicados que possuem saldo de FGTS na conta.
Para a inscrição, é necessário informar nome completo, endereço da residência atingida no temporal, bairro e um telefone de contato. De acordo com o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) e Defesa Civil, Igor Sousa, quem não tiver o comprovante de endereço em seu nome ou tiver dificuldade de anexar fotos no formulário deve comparecer, pessoalmente, na sede da Defesa Civil, na rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças.
Sobre o Saque Calamidade
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves, a partir de um desastre natural na cidade. A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador apenas é possível caso o município esteja sob decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido pelo governo federal.
Ainda conforme a Caixa, o valor depende do saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a doze meses.
Texto: Fábio Radke
Edição: Sibeli Fagundes