//
Mutirão de Limpeza retirou mais de 10 mil toneladas de resíduos das ruas e 70% eram descartes irregulares de lixo
O Mutirão de Limpeza fez as contas: em 20 dias, foram recolhidas 1.394 caçambas de caminhão de resíduos de áreas públicas da cidade. Isso dá 10.193 toneladas retiradas apenas das regiões Nordeste, Sudeste e Centro. Desse total, 70%, ou seja, sete mil toneladas, eram de lixo descartado irregularmente. A super força-tarefa é coordenada pelo Gabinete do Prefeito e reúne equipes das secretarias do Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras, além das subprefeituras.
Nesta segunda-feira (18), o Mutirão de Limpeza começou a operar na região Noroeste que abrange os bairros Mathias Velho, Harmonia, São Luís e Industrial. A ação foi antecipada em 15 dias. Pelo cronograma inicial, a área receberia as equipes no dia 2 de abril. No entanto, a urgência do cenário no Mathias Velho, principalmente, levou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques a antecipar o trabalho no local. O segundo grupo do Mutirão começou hoje também a atuar na região Sudoeste, que abrange os bairros Rio Branco, Fátima e Mato Grande, conforme cronograma pré-estabelecido.
“Hoje iniciamos o trecho um do quadrante Noroeste, que dividimos em oito trechos. Temos uma equipe indo da rua São Paulo até a rua Rio Grande do Sul e outra, a partir da dali, até a rua Florianópolis”, explica o subprefeito da região, Leonardo Moreira.
O Mutirão de limpeza segue ainda na região Nordeste. Nesse sábado (16), a ação também ocorreu nas ruas do Centro e uma nova etapa vai acontecer no dia 23.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Sibeli Fagundes