Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/02/reinaldo-charao_arquivo_pessoal.jpg

Paratleta canoense vence primeira etapa do Campeonato Gaúcho Indoor de Tiro com Arco

Reinaldo Charão busca o hexacampeonato gaúcho.
Download Imagem Original

Foto: Arquivo Pessoal

Com 60 flechas lançadas e atingindo a marca de 563 pontos na modalidade Composto Masculino Open, o paratleta Reinaldo Charão venceu a primeira etapa do Campeonato Gaúcho Indoor de Tiro com Arco, que reúne as categorias paralímpica e olímpica na mesma prova. A competição aconteceu no último sábado (19), no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre. A conquista deixa o arqueiro, que é apoiado pelo programa Atleta Cidadão do Futuro (ACF), da Secretaria do Esporte e Lazer (SMEL), mais perto do seu objetivo: o hexacampeonato estadual na categoria Composto Masculino Adulto (entre olímpicos e paralímpicos).

Além de Charão, Rodrigo Dewes, que também integra o ACF, disputou a sua primeira prova oficial Indoor no estado. Eles formaram a primeira Dupla Masculina Paralímpica. Os dois treinam no Complexo Esportivo São Luís (CEL), espaço integrante do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro – Canoas. A primeira competição Indoor do Campeonato Gaúcho valeu também para o ranking nacional e a dupla busca o título inédito.

Charão destaca a importância dos incentivos recebido pela prefeitura. “O CEL São Luís está sendo fundamental para o nosso desenvolvimento no alto rendimento e para o próprio projeto. Na próxima etapa indoor, queremos ter mais dois ou três alunos nas linhas de tiro, se preparando para o campeonato brasileiro paralímpico que será em outubro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.” O paratleta destacou ainda a chegada da técnica Fabiane Póvoa ao projeto, o que contribui tanto na iniciação no Para Tiro com Arco, quanto no Alto Rendimento.

“O esporte de Canoas está retomando sua força no estado e em nível nacional. Incentivar e incluir o paradesporto na cidade que tem trajetória e história com o desporte era de extrema necessidade. Essa etapa nós já conseguimos. O paradesporto existe aqui e o objetivo é fazer com que ele chegue a mais pessoas. Estamos buscando isso”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Jerson Cunha.

O Tiro com Arco é uma das modalidades que integram o ACF. O programa atende atletas entre 6 e 35 anos de idade, nos esportes paralímpicos de natação, atletismo, futebol de cegos e tiro com arco. Os núcleos de treinamento são o Centro de Esporte e Lazer São Luís, a Estação Cidadania e o Complexo Esportivo do Unilasalle, que fazem parte do CRPB-Canoas.

Texto: Escritório de Comunicação/PMC
Edição: Sibeli Fagundes