Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Reduzidas25.03.2024-Oficina-de-pascoa_Amanda_Furtado-8.jpg

Oficina de crochê é mais uma das atividades do Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária

Oficinas no Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária fomentam a geração de renda aos canoenses e são também uma terapia para os participantes
Download Imagem Original

Foto: Amanda Furtado

Capacitar e ofertar cursos para qualificação dos canoenses é uma das políticas públicas de geração de renda da Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (SMDETI). Na tarde desta segunda-feira (25), o Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES), no bairro Mathias Velho, promoveu o curso de crochê para vidros. A oficina de Páscoa foi gratuita e fez parte das atividades da Semana da Economia Solidária.

Ana Clara Maciel Rodrigues, de 54 anos, mora no bairro Harmonia e foi uma das participantes. É a primeira vez que ela faz aulas de crochê, mas já frequentou outros cursos oferecidos no local. “Além do aprendizado, trabalhamos a socialização também. Então, não é só uma questão de obter renda, de uma oportunidade para muitas outras mulheres, mães de família, mas é uma terapia ocupacional para nós”, observou.

A professora Loesi dos Santos, que ministrou a oficina, ressaltou que o curso é um importante instrumento de geração de renda às mulheres da região. Atuando há muitos anos com crochê, ela afirmou, igualmente, gostar muito de dar aulas para alunos que estão iniciando. “É muito vantajosa essa oficina, porque as participantes vão aprendendo e já podem vender a peça que produzem. Mas também é uma terapia. E qualquer pessoa pode fazer, mesmo que seja iniciante. Não tem idade para fazer o curso”, disse.

Para o mês de abril, novas oficinas devem ser promovidas. Os cursos do Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária são gratuitos e são realizados em parceira com o Fórum de Economia Solidária. Mais informações pelo telefone (51) 3477-2489.

Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes