Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-12-at-13.13.33.jpeg

Cãozinho Bilu ganha novo lar após dois anos de espera

Download Imagem Original

Foto: Divulgação

O final de semana será em um novo lar para o cãozinho Bilu, que esperava por adoção desde 2022, na Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA). Na manhã desta sexta-feira (12), o bichinho foi adotado por um casal de moradores do bairro Guajuviras.

Solange Teresinha Oliveira Souza e Alvenir Pereira foram até a SMBEA com o objetivo de adotarem um cachorro e se encantaram por Bilu. “Nós ficamos olhando os cãezinhos que estão disponíveis, mas quando vimos ele já decidimos que iríamos adotá-lo. Nos encantamos de primeira, pois é um animalzinho muito dócil, muito querido”, destacou o casal.

De acordo com a secretária de Bem-Estar Animal, Fabiane Tomazi, um dos compromissos da SMBEA é a adoção consciente. “Estamos no Abril Laranja, que é o mês da prevenção contra a crueldade animal, e muitos dos animais que estão aqui foram vítimas de maus-tratos. O nosso compromisso é promover o ato de adotar de forma consciente, com ações de conscientização com os tutores”, salientou.

Com a finalidade de proporcionar um novo lar para os mais de 140 pets – entre cães e gatos – disponíveis para adoção, um dos trabalhos realizados pela SMBEA são as Feiras de Adoção. Para quem está em busca de um animal de estimação, neste sábado (13), das 10h às 15h, ocorre mais uma edição do evento, na sede da SMBEA, localizada na avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara.

A ação é alusiva ao Abril Laranja, mês dedicado à prevenção contra a crueldade animal. Os animais adotados na SMBEA têm a castração e as vacinas garantidas. Os adultos que estão disponíveis para adoção já estão castrados e com as vacinas em dia, enquanto os filhotes são esterilizados no período adequado.

Como adotar

Para a adoção, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência e responder um formulário de entrevista. O questionário destaca o interesse e perfil do adotante, se a pessoa tem outros animais e se mora em casa ou apartamento. A adoção deve ser responsável: o interessado deve levar um animal apenas se tiver real condição e interesse de mantê-lo, com espaço físico e estrutura adequada.

Não vai poder ir na feira?

A sede da SMBEA abriga cães, gatos e cavalos disponíveis para adoção e está aberta para visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O local fica na avenida Boqueirão, 1986, no bairro Igara. Quem não tem disponibilidade para ir neste período pode entrar em contato pelo WhatsApp (51) 9138-5613 e marcar uma visita fora do horário comercial.