EDUCAÇÃO INFANTIL
Novos tempos e novos jeitos de educar, sem perder as crenças nas particularidades da Educação Infantil. Ressignificando, reaprendendo e redescobrindo. É um momento de escuta, manutenção de vínculos e criação de estratégias sensíveis e coletivas que culminaram na elaboração das orientações de enfrentamento deste período de isolamento social.
PARTICIPAÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTOS
Sobre os debates e os desafios enquanto rede, também destacamos a partilha das estratégias, em evento realizado pelo Fórum Gaúcho de Educação Infantil. Momento da Assessoria Pedagógica compartilhar orientações e ações pontuais que vem implementando, em função da Pandemia do Covid 19, bem como o caráter de excepcionalidade do novo cotidiano da Educação infantil. Um trabalho sensível de investimento na manutenção de vínculos com as famílias e educadores em rede.
Projeto de Formação de Gestores /Coordenadores Pedagógicos
Protagonismo da Gestão / da Coordenação Pedagógica: uma intervenção possível no cotidiano
O ano de 2019 foi repleto de desafios pedagógicos, implementação da BNCC, reconstrução do Projeto Pedagógico de cada instituição, e 2020 não está sendo diferente.. Aliado ao distanciamento social, a Diretoria da Educação Infantil propôs aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos estratégias para a manutenção de vínculos, sendo estes também pedagógicos. Reflexões, estudo e, principalmente, a potencialização de ações sobre o cotidiano em nossas EMEIS são os principais objetivos da Formação Pedagógica remota, vivenciada nesse momento pelas equipes diretivas e seus educadores.
Neste primeiro momento de formação remota, estabelecemos pequenos grupos de gestores e coordenadores, onde encontros virtuais e estudos à distância estão sendo nossa principal estratégia para implementar um currículo, de fato, ativo e de acordo com a BNCC e RCC. O segundo momento potencializará a formação continuada para os educadores de cada EMEI, promovendo encontro com suas equipes a fim de analisar, refletir e pensar a AÇÃO da escola entre seus pares.
Em nosso retorno, consideramos a necessidade de estabelecermos ações pontuais sobre a AÇÃO do documento construído em 2019, o Projeto Pedagógico de cada escola, enfatizando o ACOLHIMENTO ÀS NOSSAS CRIANÇAS, EDUCADORES E FAMÍLIAS.
NOVOS DESAFIOS
As futuras pesquisas infantis e a importante problematização dos desafios que hoje nos interpelam
Outro espaço privilegiado que está sendo ocupado pelos docentes infantis, sobretudo neste momento desafiador, é o Saberes em Diálogo. Um espaço de protagonismo docente, feito por e para os educadores dialogarem e refletirem acerca das questões que atravessam a sua prática.
Neste ano em particular, alguns trabalhos se destacaram pela originalidade e empenho de pensar os desafios do isolamento e suas implicações à Educação Infantil. São eles:
Educação Infantil em tempos de Pandemia: Vínculo escola e família. Um estudo realizado pela educadora Ana Cristina Marques Pedroso, da EMEF Pintando o Sete, que discutirá o fortalecimento da parceria escola/família.
Conexões na Educação Infantil: questões para pensar, onde a educadora Tanise Reginato, EMEI Vó Babali, problematizará os novos desafios que se colocam à Educação Infantil, ante a exigência de outras formas de existência e conexão.
Reflexões do grupo Bricolagem: como manter os vínculos na Educação Infantil de Canoas/RS em tempos de pandemia?, realizado pelos educadores Adriana Vidaletti, Elen da Silva, Elenir Bassan, Valmir Dorneles Jr, Carla Lanner, e Gláucia Lima que compõem o grupo Bricolagem e, oriundos de várias EMEIS da rede municipal, que se propõem refletir e problematizar as situações do cotidiano pedagógico, impactados pelo Covid 19.
Um diário de quarentena: das educadoras Caroline Cardoso, Valdirene de Souza e Renata dos Santos, EMEI Gente Miúda, que investiram coletivamente em um diário de quarentena que registrará as expressões gráficas das crianças, com questões referentes as suas rotinas e seus sentimentos, ao longo deste período de isolamento.
Vínculos nos tempos de Pandemia na Educação Infantil: da educadora Patrícia Lacyszen, da EMEI Nilton Leal que investigará as estratégias de vínculo em tempos de isolamento social.
E A invisibilidade dos bebês evidenciada na quarentena, onde as educadoras Emili Dreger, Fernanda da Silva, Nóris Ribeiro e Miriam Kreuz, da EMEI Vó Maria Aldina, problematizarão o protagonismo dos bebês e seus educadores, ante a emergência da manutenção de vínculos.
A invisibilidade dos bebês evidenciada na quarentena: as educadoras Emili Dreger, Fernanda da Silva, Nóris Ribeiro e Miriam Kreuz, da EMEI Vó Maria Aldina, problematizarão o protagonismo dos bebês e seus educadores, ante a emergência da manutenção de vínculos.