O ano letivo de 2021 se encerra no dia 16 de dezembro. Em mais um ano atípico para a educação, onde os estudantes tiveram que encarar longos períodos afastados das escolas e das práticas pedagógicas, com atividades em formato híbrido até o mês de novembro, o índice de retorno dos estudantes para a sala de aula anima a Secretaria Municipal da Educação de Canoas. Até o momento, mais de 26.788 alunos retornaram de forma presencial ao Ensino Fundamental, um percentual de 91.02% de toda a rede municipal de ensino.
Com a ampliação do público vacinado e a queda nas hospitalizações e mortes por Covid-19, as escolas passaram a receber mais alunos. As instituições se adequaram aos protocolos sanitários de segurança e, há cerca de um mês, recebem os estudantes, respeitando o distanciamento de 1 metro entre as classes. Os cuidados com a sanitização dos espaços foram redobrados, tornando o ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes.
Na educação infantil, o índice é expressivo, mas a expectativa é que aumente já no início do próximo ano. Até o momento, retornaram para a creche cerca de 83,29% dos alunos e na pré-escola, 85,28%.
A secretária da Educação, Sônia da Rosa, alerta que todas as escolas estão preparadas e os professores dando todo suporte para que os alunos retornem de forma mais segura possível. “Infelizmente, em razão da pandemia, a rotina está bem diferente daquela vivenciada pelas crianças e adolescentes antes de março de 2020. Uma série de adaptações tiveram de ser feitas de lá para cá. Mas, o importante é que a educação das crianças não seja mais afetada”, destaca.
RETOMADA PRESENCIAL
O retorno das atividades 100% presenciais aconteceu nas 85 escolas da rede municipal de ensino em 8 de novembro. A retomada seguiu as determinações estabelecidas pelo Governo do Estado do RS, pelo decreto 56.171, que restabeleceu o ensino presencial obrigatório na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
Em toda a rede, está sendo respeitado o distanciamento de 1m entre os estudantes, dentro de sala de aula. Caso não seja possível mantê-lo em função do espaço, o sistema de revezamento continuará acontecendo, porém, os alunos deverão comparecer na instituição nos dias designados.
BUSCA ATIVA
A Secretaria Municipal da Educação, por meio do programa Busca Ativa, resgatou 3.589 estudantes que estavam fora da rede municipal de ensino. Um comitê intersetorial foi formado para alinhar estratégias e ações de prevenção à evasão escolar. A retomada presencial uniu esforços de todos os poderes da sociedade para atrair as crianças e jovens. “Nós precisamos reestabelecer o vínculo dos alunos com o sistema educacional, que foi dissolvido pela ausência da escola na vida de muitos estudantes. A retomada das atividades presenciais não foi simplesmente reabrir as escolas. Realizamos a Busca Ativa desses alunos que se afastaram das atividades ou que não tiveram acesso às atividades curriculares ao longo de todo o ano”, destacou a secretária Sônia.
O primeiro passo foi encontrar esses estudantes. A crise, que veio acompanhada da pandemia, afetou muitas famílias, que precisaram se mudar, ou pior, perderam suas moradias. “Foi um trabalho muito árduo, que ainda não se encerrou, estamos fazendo a busca ativa e o resgate dos alunos que não vem comparecendo”, explicou Sônia. “Assim, trouxemos de volta à escola cerca de 3.589 mil alunos”.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA GARANTIR O ENSINO EM 2022
Mas, o ano de 2022 ainda será desafiador. Os professores terão o foco totalmente na recuperação de perdas da aprendizagem e na retomada presencial. A ideia é que as escolas possam desenvolver atividades individualizadas aos estudantes e acompanhamento de cada aluno ao longo de 2022, principalmente após esse longo período de aulas remotas.
O Parecer n⁰ 06/2021 e a Resolução n⁰02/2021 normatizam os processos pedagógicos para os tempos em pandemia e pós-Pandemia. Ambos documentos sublinham a questão do currículo continum, ou seja, o aluno avança no fluxo, mas as instituições de ensino têm o compromisso com as lacunas de aprendizagem destes alunos. “Reprovar alunos seria puni-los duas vezes, primeiro pela impossibilidade do acesso às aulas presenciais, como foi em 2021, e segundo por fazê-los repetir de ano” destacou Sônia.
A Secretaria Municipal de Educação está organizando o ano letivo de 2022 com programas e projetos que vão ao encontro das políticas pedagógicas que incluem os alunos ao contexto escolar.