//
Canoas realiza 1ª Ciranda Formativa de Políticas da Primeira Infância
Download Imagem Original
Foto: Foto: Gustavo Garbino/PMC
Com o intuito de promover e monitorar as políticas públicas voltadas à Primeira Infância, Canoas realizou a 1ª Ciranda Formativa, nessa quarta-feira (30), no Auditório Sady Schmitz, no Paço Municipal. A atividade foi organizada pelos escritórios de Projetos (Epro) e de Gestão.
O objetivo das cirandas é capacitar gestores públicos e técnicos para contribuir com o desenvolvimento sustentável da cidade, tornando-a inclusiva e equitativa, um bom lugar para seus cidadãos desde o início da vida. A primeira edição contou com a palestra da psicóloga especializada em administração do terceiro setor, Cláudia Vidigal.
Para a secretária adjunta do Epro, Jerusa Mattos, o evento possibilita novas perspectivas para tratar o tema no município. “Os oito encontros das Cirandas Formativas serão essenciais para a capacitação e alinhamento das políticas públicas voltadas à Primeira Infância, de forma intersetorial, para os técnicos e gestores, visando a implantação de forma concisa, para desenvolvimento pleno e sustentável das crianças de zero a seis anos. Neste cenário, podemos destacar os quatro eixos de planejamento com base em dados, espaços públicos e natureza, mobilidade urbana para famílias e utilização de serviços públicos”, salientou.
Em Canoas, o Comitê da Primeira Infância foi criado através do Decreto 330/2021 e realiza um trabalho intersetorial com a participação de todas as secretarias municipais. As ações são alinhadas com o grupo de cidades da Rede Urban 95, que é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano.
Edição: Gustavo Gerlach – PMC
Texto: Carina Jung – PMC